MundoBola Flamengo
·15. Juli 2025
Zinho critica a atitude de Filipe Luís em relação a Pedro no Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·15. Juli 2025
Zinho, ex-jogador e comentarista, criticou a forma como Filipe Luís explicou publicamente a exclusão do atacante Pedro do jogo entre Flamengo e São Paulo. Durante sua participação no programa Equipe F, da ESPN, o tetracampeão do mundo expressou desconforto em relação às declarações do auxiliar técnico rubro-negro e contestou as opiniões de outros ex-jogadores que apoiaram a atitude da comissão técnica.
O comentarista considera que o comportamento de Pedro, que aparenta estar desanimado por não ter espaço entre os titulares, é normal no contexto do futebol profissional. De acordo com ele, é comum e compreensível que um atleta de alto nível fique insatisfeito quando é preterido.
“O Pedro está errado em ficar bicudo, mas a gente viveu isso dentro do vestiário. Quantas vezes eu fiquei bravo com o treinador quando fui substituído? Reclamei e fiz bico. Eu estou vendo um montão de comentaristas que estão criticando o Pedro. Parece que eles nunca fizeram isso. Nunca ficaram chateados quando o treinador tirou e não escolhia no treino. Isso é normal dentro do futebol.”
Ele também destacou que Filipe Luís exagerou ao tornar pública a razão para o corte, principalmente levando em conta que o jogador não cometeu nenhuma falta grave, como faltar a treinos ou desrespeitar a comissão técnica.
“Administrar um elenco de 30 jogadores é assim mesmo. O treinador tem que ter essa habilidade. A não ser que o cara tenha xingado, se negou a treinar, faltou o treino, abandonou… foi uma atitude dessa? ‘Ah, não estava treinando bem, estava em um ritmo baixo’. Peraí, gente. Isso não cabe chegar em uma coletiva e detonar um cara que estava na seleção brasileira há pouco tempo.”
Zinho acredita que o treinador não deu todas as informações necessárias sobre o caso, em relação ao que Filipe Luís disse. Para manter o assunto em segundo plano e proteger Pedro, o comentarista sugeriu uma resposta que impediria o surgimento de uma grande controvérsia.
“Se é para falar na coletiva e detonar, fala o que aconteceu. Eu sou contra. Acho que não tinha que falar nada. ‘É uma decisão minha, acho que está tecnicamente abaixo dos outros e a minha opção foi não trazer’. Acabou. Eu estou vendo um montão de gente falar que isso é profissionalismo e tem que cobrar mesmo. Vocês sabem o que aconteceu? Eu não sei até agora. O cara está chateado porque não está jogando e vê jogadores sendo improvisados na posição dele. Eu acho que o tom do Filipe Luís foi acima.” Pedro não recuperou a condição de titular absoluto no Flamengo devido a problemas de saúde. Sem entrar em campo na partida contra o Bayern de Munique pelo Mundial, o jogador camisa 9 ficou desanimado ao descobrir que estava na lista de negociáveis do clube. Zinho destacou que o retorno foi dentro das expectativas e completamente normal após uma cirurgia no joelho, considerando todo o contexto, que inclui uma grave lesão.
“A atmosfera estava ótima. Não tinha problema nenhum no Flamengo. O Pedro ficou nove meses (parado), e era para ficar nove meses. Não era uma recuperação fácil. Se antecipou a volta, de repente ele errou em querer voltar (rápido). Ele voltou sem ritmo, buscando espaço e ganhando minutagem. Tudo normal e como deve ser feito em um planejamento. Ele sentiu um pouco, volta ao departamento médico… o cara estava ganhando ritmo.”