MundoBola Flamengo
·16. Februar 2025
Você se distraiu e Wesley virou o melhor lateral do Brasil

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·16. Februar 2025
É incrivelmente tortuoso e complexo o caminho que alguém precisa percorrer até se tornar titular de um time profissional de futebol.
Você precisa começar ainda criança, competir com diversas outras crianças, ir subindo pelas categorias de base, não passar por nenhuma situação pessoal ou familiar que te atrapalhe ou faça com que seus pais tenham outras prioridades, ser escolhido pelos olheiros, técnicos, coordenadores.
Se você tiver a sorte de passar por todas essas etapas, você vai chegar ao nível profissional, em que você realmente é pago pra jogar bola, e aí depender de uma oportunidade que vai exigir desde a preferência do treinador que comanda a equipe naquele momento até mesmo a existência de espaço no time, porque não adianta nada você estar voando se na mesma posição tiver outro cara voando mais.
E poucas pessoas viveram esse caminho complexo de maneira mais complexa do que o nosso atual lateral-direito titular. Wesley nasceu no Maranhão, mudou pra Santa Catarina, fez base no Figueirense, o Figueirense desativou a base, estreou como profissional no Atlético Tubarão, o Atlético Tubarão foi rebaixado.
Veio pro Flamengo, em um mês virou titular do sub-20, foi promovido pro profissional, fez gol em Libertadores, fez gol contra pelo Brasileiro, brigou em quiosque, separou da esposa, foi reserva do Varela, deixou de ser reserva do Varela, e agora, três anos depois de estrear pela equipe profissional do Flamengo, tem grandes chances de estar presente na próxima convocação da Seleção Brasileira.
De Açailândia para o mundo. Foto: Gilvan de Souza / Flamengo
Uma situação que, se acontecer, será fruto de partidas como a de hoje, diante do Vasco da Gama, em que um dos grandes responsáveis pela vitória rubro-negra foi sim o lateral maranhense, nascido em Açailândia, que não apenas foi predominante na defesa como essencial no ataque e ainda se permitiu, no final da partida, aquele passezinho com a cara virada que tirou do sério o já pouquíssimo sério time do Vasco.
Porque Wesley hoje é sim uma das principais armas da equipe rubro-negra. Vigoroso na marcação e ousado no ataque, o jovem de vinte e um anos que desde o começo mostrou talento e disposição mas agora se mostra capaz de agregar também inteligência e senso tático, se tornando o lateral completo que poucos de nós esperávamos que ele pudesse ser.
Mérito das orientações de Gérson? Do trabalho de Filipe Luís? Da humildade do próprio jogador, que parece ser um cara muito disposto a ouvir e aprender? Uma versão da trama do filme “Sem Limites” com Bradley Cooper, em que Wesley parece ter a cabeça um pouquinho maior porque consegue usar 100% da capacidade do seu cérebro? Seja qual for a explicação, a verdade é que temos sim o melhor lateral-direito do Brasil, e ele é o mesmo cara que, um ano atrás, não parecia estar entre os 5 melhores laterais da região Barra/Recreio.
Dada a dinâmica do futebol atual, é improvável que Wesley dure muito tempo no Flamengo, já que o interesse e o dinheiro do futebol europeu tendem a fazer a diferença. Mas enquanto enquanto o camisa 43 ainda desfila seu futebol pelos nossos campos, ele segue como lembrete não apenas da incrível jornada que é esse esporte mas também do quão longe os moleques da nossa base conseguem ir quando recebem tempo, oportunidades e confiança pra se destacar.
Pode se meter em outra briga no quiosque, meu garoto, você tem crédito sim.
João Luis Jr. é jornalista, flamenguista desde criança e já viu desde Walter Minhoca e Anderson Pico até Adriano Imperador e Arrascaeta, com todas as alegrias e traumas correspondentes. Siga João Luis Jr no Substack.