Arena Rubro-Negra
·21. Januar 2025
In partnership with
Yahoo sportsArena Rubro-Negra
·21. Januar 2025
Nesta segunda-feira (20), o Vitória participou de uma reunião virtual promovida pela LNB (Liga Nacional de Basquete) para formatar o sistema de disputa, os critérios de classificação e a confirmação dos clubes que irão disputar a Liga Ouro, que dará acesso ao NBB Caixa da próxima temporada. O torneio terá início no dia 15 de março.
Além do Vitória, outras cinco equipes completam o torneio: Cruzeiro Basquete (MG), Liga Sorocabana de Basquete (SP), Basket Osasco (SP), KTO Minas Tênis Clube (MG) e EC Pinheiros (SP). Somente o rubro-negro e a equipe de Sorocaba (interior de paulista) já tiveram o gostinho de participar do NBB, principal torneio de basquete do Brasil.
Na primeira fase todas as equipes se enfrentam em turno e returno, com os dois melhores se classificando automaticamente para as semifinais. As quatro equipes restantes irão para um play-off, onde o 3º colocado da primeira fase enfrenta o 6º colocado e o 4º colocado enfrenta o 5º, numa melhor de três jogos. Os vencedores do play-off irão pra semifinal e também disputarão numa melhor de três jogos. A final será disputada numa melhor de cinco jogos.
Somente o campeão terá direito a pleitear o acesso para a NBB Caixa 2025/2026, porém terá que atender os requisitos estabelecidos da LNB. Caso não atenda, o segundo colocado (o finalista) que terá esse direito e assim sucessivamente. Uma curiosidade: O EC Pinheiros e o KTO Minas Tênis Clube irão atuar com suas “equipes B”, pois tem equipes disputando a NBB Caixa 2024/2025. Desse modo, caso um dos dois sejam campeões, esse direito ao acesso será passado para o segundo. Caso as duas equipes sejam as finalistas, o terceiro colocado que terá esse direito de pleitear a vaga do acesso.
Em entrevista, o coordenador de basquete do Vitória, Augusto Britto, comentou sobre essa nova fase do rubro-negro em quadra:
“Clube e torcida criam uma grande expectativa em torno dessa chance de voltar ao NBB CAIXA. Sempre foi o maior alvo do novo projeto, voltamos há apenas dois anos na modalidade com uma nova dinâmica e perspectiva. Como toda competição entramos para vencer, obviamente respeitando os adversários, mas um time com o peso da nossa camisa visa sempre o topo, estamos felizes com o suporte e apoio da Liga Nacional e ansiosos para o início da nossa temporada.”, afirmou durante a reunião na LNB.
O Ginásio de Cajazeiras será mais uma vez a casa do basquete do Leão e o clube espera que a torcida lote mais uma vez a quadra. Em rápida conversa com a reportagem do Arena Rubro-Negra, o novo técnico do Vitória, Edu Mariano, convoca a torcida:
“Nossa meta é essa de fazer cajazeiras o terror da galera que vier jogar em Salvador.”.
Você acompanha todas as notícias do basquete e do Vitória em nosso canal do Youtube e em nossas redes sociais.