oGol.com.br
·14. Januar 2025
In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·14. Januar 2025
O Holstein Kiel escreveu nesta terça-feira uma página brilhante na sua breve história na Bundesliga. O novato na elite do futebol alemão fez um primeiro tempo perfeito, suportou a pressão na etapa final e venceu o Borussia Dortmund por 4 a 2, em casa.
Penúltimo colocado na tabela, o Holstein ganhou fôlego com o seu terceiro triunfo na competição e chegou aos 11 pontos, diminuindo para três a desvantagem para sair da zona de rebaixamento. Já o Dortmund caiu para nono, com 25, e pode descer ainda mais até o final da rodada.
Estreante na Bundesliga e vice-lanterna na tabela, o Holstein Kiel começou a partida de forma ousada e repetiu a estratégia do Bayer Leverkusen diante do Borussia Dortmund para surpreender os aurinegros. Com marcação alta e intensidade na recuperação de bola, os donos da casa criaram, logo cedo, a primeira chance real e assustaram a defesa do Dortmund.
O time comandado por Nuri Sahin demorou alguns instantes para absorver o início empolgado do Holstein Kiel e, em seguida, assumiu o controle da posse de bola. No entanto, apesar da presença no campo de ataque, o Dortmund não conseguiu traduzir em lances capitais e acabou amassado pela eficiência adversária.
Aos 27, a pressão alta do Holstein Kiel funcionou pela primeira vez com letalidade e abriu o caminho para um atropelo na reta final do primeiro tempo. Após recuperação na frente da área, Shuto Machino recebeu com liberdade e mandou na gaveta, abrindo o placar para o novato da Bundesliga.
Os donos da casa não se acomodaram com a vantagem mínima e esperaram o desespero do Dortmund para castigar nas transições rápidas. Cinco minutos após o primeiro, o Holstein Kiel disparou pela direita com Rosenboom, que cruzou na medida para Phil Harres emplacar o segundo.
Cada vez mais neutralizado pelos donos da casa, o Borussia Dortmund continuou empilhando erros até o intervalo e viu o prejuízo ser ampliado antes do fim do primeiro tempo. Já nos acréscimos, em mais uma saída em velocidade letal, Phil Harres tocou pelo meio e achou Alexander Bernhardsson, livre, para marcar o terceiro.
Na volta para a etapa final, o Borussia Dortmund precisou aumentar a paciência e evitou a exposição para impedir um prejuízo ainda maior. Embora a necessidade de uma reação imediata, os Aurinegros precisaram procurar alternativas de forma serena para dar um passo de cada vez.
Sem conseguir emplacar as suas saídas letais, os donos da casa recuaram a marcação e tiraram os espaços do ataque adversário. A estratégia seguiu consistente até a reta final da partida, mas não impediu um final dramático.
Aos 26, Giovanni Reyna, que havia acabado de entrar, carregou pelo meio e disparou cruzado, no único espaço possível. O tiro saiu indefensável para Weiner e diminuiu o prejuízo do Dortmund.
O desconto animou os visitantes, que já aceitavam a derrota para o caçula da Bundesliga. Com uma nova esperança, o Dortmund ganhou fôlego para a reta final. Aos 32, Jamie Gittens também arriscou com pouco ângulo, contou com um desvio no meio do caminho e encurtou ainda mais o caminho para a reação.
Com uma pressão absoluta nos minutos finais, o Dortmund ficou com um jogador a mais para a reta decisiva após a expulsão de Holtby. Os Aurinegros apostaram no tudo ou nada, mandando o goleiro Kobel para dentro da área nas jogadas de bola parada. No entanto, Holstein suportou a pressão e, no último lance, aproveitou a meta vazia para liquidar com Jann-Fiete Arp, assinando o quarto.