Coluna do Fla
·30. August 2025
Varela, do Flamengo, revela que quase perdeu Copa América de 2024 por culpa de Tite e conta bronca de Bielsa no Uruguai

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·30. August 2025
Guillermo Varela jogou pela primeira vez a Copa América no ano passado. Porém, por pouco o uruguaio não ficou fora da lista de convocados de Marcelo ‘El Loco’ Bielsa. Isso porque, o treinador não estava satisfeito com a forma de atuar do lateral no Flamengo de Tite, em 2023 e 2024. O camisa 2 rubro-negro revelou a ‘ameaça’ recebida pelo comandante da Celeste e celebra nova fase com Filipe Luís.
— Eu quase fiquei fora da Copa América. Uma das razões é que o outro treinador que estava aqui (no Flamengo, Tite) priorizava a defesa, não me deixava passar por fora, para deixar mano a mano o nosso ponta. E Marcelo (Bielsa) me disse: “não está atacando, e eu preciso de laterais que ataquem. E se você não faz o que mais me deixa feliz em um lateral, por que você vai jogar?” —, iniciou Varela.
— Isso que ele me pedia. A ideia do treinador de hoje em dia (Filipe Luís), que me deixa fazer o que eu gosto, prefiro mil vezes atacar do que defender, estou assim e acredito que hoje estamos todos contentes —, acrescentou o lateral, em entrevista à Federação Uruguaia de Futebol.
Varela chegou ao Flamengo em 2022. Da estreia até o ano passado, o lateral não havia dado assistências. Em 2025, o cenário mudou. Em 38 jogos na atual temporada, o uruguaio concedeu cinco passes para gols. O último deles aconteceu na segunda-feira (25), quando o uruguaio acertou cruzamento milimétrico na cabeça de Samuel Lino.
Com a saída de Wesley para a Roma (ITA), Varela passou a ter mais minutos no ano. O Flamengo até contratou Emerson Royal, mas o uruguaio segue no time titular, e assim deve permanecer neste domingo (31). No Maracanã, o Mengão encara o Grêmio, pela 22a rodada do Brasileirão, a partir das 16h (horário de Brasília), afinal.