oGol.com.br
·14. April 2025
United confirma pior campanha da história e acumula recordes negativos

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·14. April 2025
No início de sua trajetória na Inglaterra, Ruben Amorim chegou a questionar se comandava o "pior Manchester United da história". Agora ele pode ter a certeza que sim. Ao menos na história da Premier League. Os Red Devils confirmaram matematicamente o feito negativo neste fim de semana, com a goleada imposta pelo Newcastle, por 4 a 1.
Com seis rodadas ainda em disputa, o Manchester United pode chegar, no máximo, aos 56 pontos. Isso se vencer todas as partidas restantes, o que é improvável considerando o momento atual. O recorde negativo é recente, de 2021/22, de 58 pontos.
Foi também em 2021/22 que o United bateu o recorde negativo de menor número de vitórias no campeonato: 16. Outra marca que será, no mínimo, igualada pela equipe atual. O time de Ruben Amorim soma 10 vitórias apenas até aqui.
A sequência de números negativos do United atual não para por aí. A derrota para os Magpies foi a 14ª em 2024/25, igualando os números de 2023/24. Mais um recorde do clube na Premier League.
O ataque também caminha para ser o pior da era moderna do Campeonato Inglês. Foram apenas 38 gols marcados em 32 jogos. Serão precisos mais 12 para superar a marca de 2015/16, uma média de dois por rodada, muito superior à atual.
Com tantos números negativos, o Manchester United parece destinado a terminar a Premier League na posição mais baixa da história. Ano passado o oitavo lugar já foi inédito. Hoje, o time ocupa o 14º posto.
Rubem Amorim ao menos parece ter escapado de completar a série negativa também com a pior defesa. Com 45 gols sofridos, o seu United precisaria ainda sofrer outros 13 tentos para igualar a marca do ano passado. Se mantiverem a média atual, os Red Devils escapam dessa.
Há um exemplo de superação anterior à criação da Premier League. Em 1990, um técnico ameaçado de demissão conseguia salvar-se no cargo para levar o Manchester United a anos de glória. O responsável pelo feito: Alex Ferguson.
Antes de se transformar em lenda do United e do futebol mundial, Ferguson teve de passar por momentos difíceis. Em 1990, em sua quarta temporada pelo clube, o escocês passou por um verdadeiro teste e parecia ter seus dias contados por conta da péssima campanha no Campeonato Inglês.
A classificação para a final da Copa da Inglaterra salvou Ferguson, que acabou por comandar o clube no título do torneio. O treinador conquistou seu primeiro título da Premier League apenas em 1993. Levantaria a taça 13 vezes ao todo.