
Central do Timão
·11. April 2025
Um dos destaques da base do Corinthians, Bahia revela conselhos de André Carrillo

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·11. April 2025
Aos 19 anos, o meio campista do Sub-20 do Corinthians, Luiz Gustavo Bahia, é um dos atletas da base do clube com maior projeção de carreira e já chama a atenção de Ramón Díaz. Ele, inclusive, foi relacionado para algumas partidas da equipe ao longo do Paulistão 2025, estreando entre os profissionais no dia 15 de fevereiro, em duelo contra a Portuguesa no Pacaembu.
Em entrevista à Gazeta Esportiva, o volante e capitão dos Filhos do Terrão falou sobre os períodos de treinamento com a equipe profissional e revelou conselhos de um companheiro da posição: o peruano André Carrillo, um dos melhores jogadores do Alvinegro na atualidade.
Foto: Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians
“A recepção deles conosco foi a mais prazerosa possível, a mais acolhedora possível. Eles estavam sempre ali dando apoio para nós, dando dicas. Jogadores da posição mesmo, como por exemplo o Carrillo, às vezes o (Breno) Bidon, o Ryan, que falam mais comigo. O Carrillo fala bastante comigo, me dá orientações até hoje,”
Ele acrescentou elogiando o dia a dia do elenco principal: “Foi uma parte bem amigável assim, uma coisa bem saudável. Eles não levaram muito a sério. No profissional tem muito dessas de ‘aí, tem atleta da base subindo, temos que abrir o olho’. Aqui não, acho que eles agregaram muito para nós. Nos deram muita liberdade para perguntar, nos deram confiança nos treinos”, iniciou.
Em seguida, Bahia analisou a qualidade do atual elenco corinthiano, afirmando que o mesmo possui atletas experientes e com rodagem no futebol europeu. Segundo ele, isto serviu como amadurecimento no aspecto pessoal e profissional.
“Temos muitos jogadores vividos, né. Muitos que jogaram na Europa, muitos que ganharam títulos e que estiveram na nossa posição hoje em dia, nesse processo de transição de base para o profissional. Eles sempre conversam e falam para a gente não desistir. Às vezes você está aqui, só olhando, mas está aprendendo muito, e foi o que eu senti de diferença no meu jogo. Treinando no profissional, e às vezes descendo para jogar no sub-20, eu senti um amadurecimento do que eu via no profissional”, continuou.
Luiz Gustavo Bahia voltou a falar sobre André Carrilo e que recebeu elogios do camisa 19: “Ele (André Carrillo) sempre conversa comigo, desde o ano passado, em que eu subia para treinar. Eu cumprimentava ele, perguntava o que ele fazia para controlar tão bem o jogo, para ter mais clareza nas jogadas, como ter mais tranquilidade quando o jogo estiver muito apertado, como sair de uma pressão. Ele sempre me dava esses feedbacks, e até hoje me dá. Recentemente, eu vi ele, ele falou que estava bem, joguei bem, falou que gosta bastante de mim, que eu tenho uma boa qualidade e uma boa finalização.”
O Filho do Terrão também foi questionado sobre o trabalho de Ramón e Emiliano Díaz no dia a dia com os atletas provenientes das categorias de base. Por fim, detalhou suas principais metas com a camisa corinthiana.
“O Ramón e o Emiliano são praticamente a mesma coisa de quando estão dentro de campo, fazem as mesmas coisas. O Ramón sempre falava, só que o Emiliano está sempre mais ativo. Mas acho que eles sempre estavam ali de olho na gente, dando orientação, falando o que precisávamos fazer. O Emiliano era o que sempre falava o que tínhamos que fazer. Mas tinha um pessoal também que era da comissão deles que ficava mais com a gente.”
“Eles falavam no que nós tínhamos que melhorar, o que tínhamos que observar para o nosso jogo evoluir e amadurecer mais e mais, para nós olharmos o que os profissionais da nossa posição vinham fazendo. O Bruno e Osmar ficavam nessa função. Aí tinha o Leandro também, o preparador físico, o Mauro. Meu sonho aqui no Corinthians é ganhar uma Libertadores e um Campeonato Brasileiro. Quero fazer história aqui no clube, e quando eu fizer, ir para a Europa, me destacar cada vez mais, chegar na Seleção Brasileira, ganhar uma Copa do Mundo, uma Champions League, e voltar ao Corinthians, encerrar minha carreira aqui. É isso que eu quero para o meu futuro”, finalizou.
Veja Mais: