Futebol Cearense
·21. Dezember 2023
Tetracampeonato estadual do Ceará de 1978 completa 45 anos

In partnership with
Yahoo sportsFutebol Cearense
·21. Dezember 2023
Foto: Divulgação / Ceará SC
A conquista histórica do tetracampeonato estadual de 1978 pelo Ceará Sporting Club completou 45 anos nesta quarta-feira, 20. O primeiro tetra consecutivo conquistado na era do profissionalismo foi marcado pelo gol icônico de Tiquinho, nos minutos finais do Clássico Rei que decidiu quem ficaria com a taça.
O campeonato Cearense de 1978 foi dividido em três turnos. O Ferroviário venceu o primeiro, o Fortaleza o segundo e o Ceará o terceiro. O regulamento previa um triangular final com jogos de ida e volta para definir o Campeão do torneio.
No triangular, o Ceará empatou 3 vezes e venceu uma, derrotando o Ferroviário por 1 a 0 com gol de Tiquinho. Por esse resultado, o Vozão avançou para a grande final do certame.
Ceará e Fortaleza decidiram o título estadual no dia 20 de dezembro daquele ano. O técnico Moésio Gomes, ídolo histórico do Tricolor do Pici que naquele momento estava a frente do Alvinegro de Porangabuçu, escalou o Ceará com: Sérgio Gomes; Júlio, Pedro Basílio, Artur e Dodô; Edmar e Erasmo; Amilton Melo, Jangada, Ivanir e Tiquinho. Jogadores como o lateral Tércio, titular em boa parte dos jogos, e o atacante Mickey, artilheiro da equipe com 13 gols, também foram importantes durante a campanha. O presidente do clube era Eulino de Oliveira, falecido recentemente em 2022.
O Ceará campeão estadual de 1978
Com 47.346 pessoas presentes no Castelão, o Ceará precisava vencer para se sagrar campeão. O Vovô marcou o gol da vitória aos 45 minutos do segundo tempo. Os atacantes Ivanir e Jangada iniciaram a jogada tabelando no meio-campo até o toque final de Tiquinho para o fundo das redes.
O troféu conquistado premiou a grande campanha do Ceará naquela edição do campeonato cearense. Em 32 jogos, o time do povo acumulou 20 vitórias, 11 empates e sofreu apenas 1 derrota. Ao todo, o Ceará marcou 58 gols na competição e sofreu apenas 11.
A narração do gol de Tiquinho na voz de Gomes Farias se tornou icônica no ethos cultural da gandaia alvinegra, sendo incluída em diversos discos comemorativos lançados de forma oficial pelo clube ou em álbuns de torcidas organizadas da equipe.
Em 20 de dezembro de 2008, o Globo Esporte Ceará recuperou as imagens do gol de Tiquinho, que morreria no começo do ano seguinte, vítima de uma parada cardíaca em decorrência de problemas crônicos com alcoolismo.
Ídolo carismático sempre cultuado pela torcida do Vovô, Tiquinho imitava a locução de Gomes Farias sempre que era perguntado sobre o gol histórico.
O Ceará, em conjunto com o Centro Cultural Ceará SC, publicou sobre o aniversário da conquista no Instagram oficial do clube.
Além do tetracampeonato de 78, o Ceará conseguiu quatro conquistas consecutivas em outras três oportunidades: os metropolitanos de 1914 a 1917, parte da sequência do penta (títulos reconhecidos posteriormente como equivalentes ao atual campeonato cearense); entre 1996 e 1999 e mais recentemente, de 2011 a 2014. O mais marcante, no entanto, segue sendo o título de 1978 pelo memorável time de Moésio Gomes e as circunstâncias emocionantes do tento de Tiquinho, que naquele campeonato marcou 10 gols.
Onofre Aloísio Batista, o Tiquinho, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 7 de janeiro de 1957. Revelado pelo Botafogo e medalhista de ouro no Pan de 1975 pela Seleção Brasileira, chegou ao Ceará em 1978. Em duas passagens pelo clube (1978-80 e 1982), fez 139 jogos e marcou 37 gols.
Tiquinho em 2006 (Reprodução / Internet)
Em 2018, a VozãoTV produziu um documentário especial sobre o tetracampeonato de 78, que completava 40 anos na ocasião. O filme foi exibido no Premiere e está disponível no YouTube da Vozão TV.