Leonino
·12. August 2025
TAD dá razão ao Sporting e retira castigo a Harder..,. Três meses depois

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·12. August 2025
O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu razão ao Sporting, em relação ao cartão vermelho visto por Conrad Harder - por ter gritado 'Yeah' "de forma provocatória" no Santa Clara-Sporting da 29.ª jornada do último campeonato, e consequente suspensão de um jogo, e multa aplicada ao jogador e ao Clube de Alvalade.
Logo na altura da suspensão, o Sporting fez entrar um recurso no TAD. A resposta chegou, três meses depois, para dar razão aos leões. No entanto, Conrad Harder há muito cumpriu o jogo de castigo, sendo que, na prática, o Clube de Alvalade acabou por sofrer as consequências de um caso em que, afinal, nada de errado ocorreu.
Segundo conclusão do acórdão disponibilizado pelo TAD, foi tida em conta a falta de resposta dada ao recurso do Sporting, por parte do Conselho de Disciplina. Os leões procuravam, na altura, uma prova presencial de esclarecimento por parte da equipa de arbitragem.
"Sobre o requerido e exposto pelo Demandante [Harder], o CD nada disse, não emitiu qualquer despacho a pronunciar-se sobre a diligência probatória requerida pelo Demandante, de admissibilidade ou inadmissibilidade da mesma de forma fundamentada, de deferimento ou indeferimento da mesma, o que sempre deveria ser de forma fundamentada", começou por explicar o TAD, no documento disponibilizado.
O Tribunal Arbitral do Desporto prosseguiu com a explicação da decisão que surge três meses depois do recurso: "'Pura e simplesmente, ignorou' como refere o próprio Demandante, transformando o direito de audiência prévia do Demandante em momento meramente formal".