Leonino
·22. August 2025
Sporting multado em milhares de euros por críticas… a Frederico Varandas

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·22. August 2025
Frederico Varandas foi fortemente criticado pelos adeptos do Sporting frente ao Arouca, devido às novas medidas de vendas de bilhetes para os jogos dos leões
No passado dia 17 de agosto o Sporting recebeu o Arouca, no que foi a estreia do Alvalade 2.0. Apesar da goleada por 6-0, no que foi a 2ª jornada da Liga Portugal, houve um outro detalhe que saltou à vista: no Topo Norte, onde se encontra a claque Directivo Ultras XXI, foram exibidas múltiplas tarjas já na segunda parte, em protesto contra os critérios de venda de bilhetes para os encontros do Sporting em várias competições. Tal atitude valeu um castigo aos leões, que terão que pagar uma multa de 2.040 euros imposta pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
O organismo deu conhecimento da decisão através do mapa de castigos referente à 2ª jornada do campeonato, onde dá conta das infrações cometidas pelos adeptos do Sporting frente ao Arouca, no Estádio José Alvalade.
"Entrada e permanência de objetos não autorizados – Incumprimento de dever de garantir a observância de todas as regras e condições de acesso e de permanência de espetadores no recinto desportivo, em virtude de não ter sido impedida a entrada de tarjas com dimensões superiores à legalmente permitida e/ou de dimensão inferior ou igual a 1 m por 1 m, quando estes acessórios sejam destinados a ser aglomerados e que, desta forma, formem uma dimensão superior a 1 m por 1 m, seja qual for a natureza ou espécie dessas faixas (sem prejuízo de, no caso concreto, as mesmas não apresentarem símbolos, sinais ou mensagens com conteúdo legalmente proibido)".
De seguida, pode ler-se no comunicado as mensagens exibidas nas tarjas da claque leonina: "Aos 61 minutos, adeptos afetos à Sociedade Desportiva visitada, Sporting CP, localizados no Topo Norte, setor A17, fora da ZCEAP, identificados por via das camisolas e cachecóis utilizados, bem como pelos cânticos alusivos à referida equipa, exibiram 2 tarjas com dimensões superiores a um metro por um metro com as seguintes inscrições "É esta a prioridade?" e "E que tal por assiduidade?". (...) Aos 60 minutos, adeptos afetos à Sociedade Desportiva visitada, Sporting CP, localizados no Topo Norte, setor A17, fora da ZCEAP, identificados por via das camisolas e cachecóis utilizados, bem como pelos cânticos alusivos à referida equipa, exibiram 2 tarjas com dimensões superiores a um metro por um metro com as seguintes inscrições "Lion Seat" e "E que tal um Lion Site?"", criticando assim também o mau funcionamento do website do Clube de Alvalade.
Recorde-se que para além do protestado pela claque Directivo Ultras XXI, também a Torcida Verde foi bastante vocal com críticas, apesar das mesmas serem direcionadas para as obras efetuadas no Estádio José Alvalade.