Leonino
·2. August 2025
Sporting de luto! Morreu Campeão Nacional

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·2. August 2025
António Vaz morreu na manhã de sábado, dia 2 de agosto, na cidade de Setúbal. O antigo guarda-redes do Sporting - que foi titular na partida que marcou os 3.000 golos da história do Clube - passou duas temporadas em Alvalade, em 1979/80 e 1908/81, com direito à conquista de um Campeonato Nacional.
"O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de António Lopes Vaz, que partiu aos 79 anos de idade. Guarda-redes da equipa principal de futebol do Sporting CP nas épocas de 1979/1980 e 1980/1981, António Lopes Vaz sagrou-se Campeão Nacional ao serviço do Clube, deixando a sua marca numa página vitoriosa da nossa história. Aos familiares, amigos e a todos os que com ele partilharam a vida, o Clube endereça as mais sentidas condolências, prestando homenagem à sua memória e ao seu contributo enquanto atleta de Leão ao peito", lê-se, nos meios de comunicação dos verdes e brancos.
A chegada de António Vaz ao Sporting surpreendeu muitos dos adeptos leoninos, uma vez que o guarda-redes já ia numa fase muito avançada da sua carreira, aos 34 anos. Na sua primeira temporada, acabou por partilhar tempo de jogo com o seu colega de posição, António Fidalgo.
Já na sua segunda temporada de leão ao peito, o guardião assumiu com completo a titularidade na baliza verde e branca, sendo recompensado pela sua eficácia e fiabilidade. No total das duas épocas, realizou um total de 51 jogos, tendo sofrido 43 golos.
António Vaz faleceu aos 79 anos na manhã deste sábado e já no próximo domingo, o seu corpo irá diretamente para o Crematório do Cemitério de Algeruz, na zona de Palmela por volta das 10h, onde a sua família e amigos se poderão despedir do antigo guarda-redes do Sporting.
Live
Live
Live
Live