MundoBola Flamengo
·5. April 2025
Sobrevivente da Tragédia do Ninho pode estrear na Série A contra Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·5. April 2025
O duelo entre Vitória e Flamengo, neste domingo, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, carrega um significado especial para Felipe Cardoso. Recém-contratado pelo time baiano, o meia-atacante vive a expectativa de estrear na Série A justamente contra o clube que o revelou — e com o qual também compartilha uma das páginas mais tristes da história do futebol brasileiro.
Natural de São Paulo, Felipe passou pelas categorias de base do Santos antes de chegar ao Flamengo. Em fevereiro de 2019, apenas três dias após se apresentar no Ninho do Urubu, o jogador sobreviveu à tragédia que tirou a vida de dez jovens atletas nas instalações do clube.
Após deixar o Flamengo ainda em 2019, Felipe deu sequência à carreira no Santa Cruz, onde se profissionalizou em 2024. Teve passagens pelo Metropolitano e, no início de 2025, chegou ao Atlético de Alagoinhas, onde brilhou no Campeonato Baiano. Além de ser eleito para a seleção do torneio, foi escolhido a revelação da competição.
Na premiação, não escondeu a emoção ao lembrar dos companheiros que perdeu no incêndio.
"No dia 8 de fevereiro de 2019, após tragicamente perder meus companheiros no Ninho do Urubu, prometi a mim mesmo que dedicaria a eles cada conquista minha. Carrego esse fardo comigo. Eles jamais serão esquecidos, isso é por eles", disse Felipe.
Felipe chegou ao Vitória por empréstimo em março deste ano, com vínculo até o fim da temporada. Já fez sua estreia pela equipe na Copa do Nordeste, diante do Moto Club-MA, e foi relacionado na estreia do time no Brasileirão, contra o Juventude, mas não entrou em campo.
Se for acionado neste domingo, o meia se tornará o primeiro sobrevivente da tragédia do Ninho a disputar uma partida da Série A.
Além do trauma que carrega desde 2019, a trajetória de Felipe Cardoso também é marcada por obstáculos físicos. Após o período parado por conta da pandemia de covid-19, o jogador sofreu uma grave lesão no joelho —rompimento do ligamento cruzado anterior — e ficou mais nove meses afastado dos gramados.
Foi no Atlético de Alagoinhas que ele reencontrou o bom futebol. Lá, marcou seus primeiros gols como profissional e se firmou como peça-chave da campanha semifinalista no estadual.
O Vitória, que não vence há quatro jogos e busca reabilitação após a derrota para o Juventude na estreia do Brasileirão, enfrenta o Mengão, que terá reforços de peso, às 18h30 deste domingo (6), no Barradão.
Live
Live