Leonino
·8. Juli 2025
Selecionador nacional critica craque do Sporting após o Portugal - Itália: "Tem de crescer"

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·8. Juli 2025
Francisco Neto deixou algumas críticas a Telma Encarnação, depois do Portugal - Itália que viu a equipa das quinas empatar a uma bola, com golo já muito perto do fim do encontro. Em declarações no final do jogo, o selecionador nacional abordou a prestação do conjunto nacional e não esquecer Diogo Jota.
"Estou muito orgulhoso, independentemente do resultado, daquilo que as jogadoras fizeram. Voltámos a ser Portugal, a mostrar o que queremos, ganhar bolas e pressionar alto, criar oportunidades, sofrer quando tínhamos de sofrer com uma mentalidade incrível. Sofrer um golo, depois dos últimos resultados, mas ter a mentalidade do querer, do acreditar. Isto é só para quem tem vontade e crença. Os portugueses também nos apoiaram. Foi um jogo à Diogo Jota, sempre a acreditar. Esta exibição é para ele e para a família", começou por dizer Francisco Neto, sem esquecer a resposta dada depois da derrota pesada com a Espanha.
Depois, Francisco Neto falou da jogadora do Sporting: "O Jogo estava partido. A Telma dá muita coisa na área, mas retira muito no processo defensivo. Tem de crescer e sabe. Mas é importante e dá o que outras não dão. Sabemos os timings e os momentos. As avançadas faziam o que queríamos, faltou um bocadinho as diagonais. Na entrada da área as avançadas estavam travadas, sem movimento. Tivemos essa dificuldade mas agora é rever o jogo e recuperar, há muita gente cansada mas muito disponível para o que vem aí".
Francisco Neto: "A Telma dá muita coisa na área, mas retira muito no processo defensivo. Tem de crescer e sabe"
O selecionador nacional mencionou também a antiga capitã das leoas, que trocou o Sporting pelo Benfica este verão: "A Joana teve uma cãibra, estava há muito sem jogar mas veio e ajudou. Fez um jogo importante, conseguimos lateralizar. A Ana (Borges) é uma das nossas capitãs, o segundo amarelo é injusto, o contacto é natural e ambas a disputar a bola. Vamos fazer tudo para a Ana continuar a jogar neste europeu".
Por último, o treinador das quinas comentou do que falta jogar: "A Bélgica vai estar super descontraída. Não sei se com o mesmo onze, se vai dar oportunidade a outras... é sempre algo que não conseguimos controlar. O objetivo era depender só de nós, precisamos que a Espanha faça aquilo que achamos que vai fazer, porque quer se 1º do grupo. Depois temos de fazer o nosso trabalho, primeiro ganhar e fazer golos".