Zerozero
·15. April 2025
«Se não jogo no Estoril, como vou jogar no Sporting?»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·15. April 2025
Mateus Fernandes, jogador do Southampton, recordou a sua passagem por Portugal e fez um balanço do futebol em Inglaterra.
Vendido pelo Sporting no último verão, por valores que podem chegar aos 20 milhões de euros, o atleta recordou, no podcast Entrelinhas, a sua passagem por empréstimo no Estoril Praia e também palavras de Ruben Amorim a Eduardo Quaresma.
«Cheguei a pensar: se não jogo no Estoril, como vou jogar no Sporting? O meu objetivo sempre foi voltar ao Sporting para jogar. Lembro-me de uma conversa de Ruben Amorim para o Quaresma, quando ele veio do Tondela, em que disse: 'Se não jogas no Tondela, como é que queres jogar no Sporting?' Isso ficou-me na cabeça até hoje.»
Ainda que o seu emblema tenha descido de divisão, o atleta de apenas 20 anos mostrou-se feliz na Liga Inglesa e referiu algumas diferenças de cultura desportiva e da relação com os adeptos nos dois países.
«Sinto que em Portugal se tenta criar uma distância entre o jogador e os adeptos. Em Inglaterra temos a situação de que metemos o carro num sítio fora do estádio, temos um passeio onde estão os adeptos e somos quase obrigados a estar com eles, dar autógrafos, tirar fotografias. Isso é importante. O futebol vive dos adeptos, se não houver adeptos o futebol perde a sua graça», referiu o atleta.
«O ambiente mais especial em Inglaterra? Arsenal. Gostei muito do estádio, é gigante, o ambiente fora do estádio conta com muitas pessoas. Aquela parte de Londres para totalmente e só vês vermelho e branco. O do (Manchester) City não é mau, mas não foi aquilo que esperava. Na Premier League são estádios com mais emoção», concluiu.
O médio luso participou em 36 jogos nos Saints, onde marcou três golos e fez cinco assistências.