Zerozero
·11. August 2025
Rodrigo Mora voltou a estar no banco de suplentes: «Temos de tomar decisões»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·11. August 2025
Após o apito final no Estádio do Dragão, Francesco Farioli dirigiu-se até à sala de conferências de imprensa para falar com os jornalistas sobre o encontro diante do Vitória SC, que terminou com vitória portista por 3-0.
O técnico italiano comentou o crescimento de Pepê, enalteceu o comportamento do clube relativamente às homenagens a Jorge Costa e deu novidades de Bednarek, que saiu por precaução a meio da partida.
Análise: «Foi um jogo num dia muito especial. Já sabem a quem é que dedico esta vitória. Acima de tudo, realço o espírito que a equipa demonstrou dentro de campo. Era uma das principais caraterísticas do Jorge Costa. Isso ajudou-nos a ser agressivos com e sem bola. Marcámos um golo logo aos 12 minutos, algo que contribuiu para o construir de um bom ambiente. Os nossos adeptos estiveram incansáveis durante 90 minutos. Queremos demonstrar este espírito em todos os duelos.»
Lesões de Bednarek e Martim Fernandes: «O Bednarek saiu por precaução. Teremos de avaliar a situação do Martim Fernandes durante a manhã de amanhã [terça-feira].»
Atitude: «Estamos no caminho certo para recuperar essa atitude que os adeptos queriam, mas ainda há muita coisa por melhorar. Recuámos um pouco no início da segunda parte, isso notou-se no desenrolar do encontro. Temos de dar um passo em frente no aspeto físico. Não podemos esquecer que o Vitória SC criou problemas das últimas duas vezes que cá veio. Demonstraram boa organização.»
Rodrigo Mora: «Foi um jogador importante na época passada, é um jogador importante nesta temporada e será importante no futuro. Não há qualquer tipo de dúvida. Temos de tomar decisões quando somos treinadores. Ele não fez parte do encontro devido à dinâmica das mudanças. É ótimo ter um atleta deste nível, que conta com muito talento. Tem de continuar a trabalhar como tem feito, a época é longa e gosto de utilizar todos os jogadores. Vai encontrar o seu espaço.»
Pepê: «Tive algumas conversas recentes com ele, mas foram apenas para perguntar se estava tudo bem [risos]. Falámos um pouco e penso que tudo ficou bem claro, ele quer ter um papel importante no FC Porto, está muito motivado nesse sentido. Ele deu uma entrevista onde expressou o seu desejo de ficar e ser importante no clube. Quando temos um jogador num nível tão alto de maturidade, tudo resulta. O sacrifício e o esforço que fez pela equipa foi notável.»
Tributo do FC Porto a Jorge Costa: «Foi algo único e emocionante. As pessoas que conviviam com eles tiveram uma semana muito complicada, é complicado descrever. Os jogadores mantiveram-se focados no jogo, apesar de tudo o que aconteceu. O clube organizou uma boa homenagem a um homem que deu muito ao clube.»