Retrospecto completo: Flamengo x Internacional - História, duelos marcantes e curiosidades | OneFootball

Retrospecto completo: Flamengo x Internacional - História, duelos marcantes e curiosidades | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·12. August 2025

Retrospecto completo: Flamengo x Internacional - História, duelos marcantes e curiosidades

Artikelbild:Retrospecto completo: Flamengo x Internacional - História, duelos marcantes e curiosidades

Confronto de quase 100 anos, Flamengo x Internacional envolve duas das grandes camisas do futebol brasileiro. E que se encontraram pela primeira vez há muito tempo, no longínquo ano de 1937.

Em uma época em que o futebol era completamente diferente do atual, as equipes fizeram um amistoso no Estádio dos Eucaliptos, no Rio de Grande do Sul, e empataram em 2 a 2.


OneFootball Videos


A primeira vitória do Flamengo viria no mesmo ano, 18 dias depois, em reencontro nas Laranjeiras. E o Rubro-Negro levou a melhor por 2 a 1, gols de Leônidas da Silva e Cosso.

Números gerais de Flamengo x Internacional

No total, Flamengo e Internacional já se enfrentaram 111 vezes na história desde o primeiro duelo, em 1937. E o clube gaúcho é um dos poucos do cenário nacional a sustentar vantagem no embate.

Ainda assim, o equilíbrio é absoluto: são 39 vitórias para o Internacional e 38 para o Flamengo, com outros 34 empates. O Mais Querido fez 143 gols e levou 157.

Jogos marcantes

Com uma história centenária de encontros, Flamengo e Internacional reúnem um número extenso de compromissos marcantes. Alguns, entretanto, cavam a mente e encontram seus lugares pela importância em um contexto maior. E é exatamente esse o caso de um jogo pelo Brasileirão de 2009.

Pressionado por uma derrota acachapante para o Coritiba, por 5 a 0, o Flamengo via o técnico Cuca balançar e nem sonhava em brigar pelo título. A partida valeu pela sétima rodada.

E o desempenho foi completamente diferente das apresentações anteriores, com um time que sufocou o Internacional na saída de bola e não deu alternativas ao adversário no Maracanã.

Com um show de Adriano Imperador, autor de três gols, Emerson Sheik ainda completou e o Flamengo fez um belo 4 a 0 para a torcida. Ao Internacional, restou assistir ao passeio rubro-negro.

Aquela caminhada ainda seria longa e envolveria a queda de Cuca. Então, Andrade assumiria o comando e guiaria o Flamengo ao pentacampeonato brasileiro, 17 anos depois do título anterior.

Gols e artilheiros

Considerando apenas os jogos oficiais, foram 90 embates entre Flamengo e Internacional. E o Colorado novamente leva vantagem, mas de novo por pouco: 33 vitórias, contra 30 do Rubro-Negro.

Dentro desse recorte de 90 jogos, que também envolveram 27 empates, o Flamengo anotou 106 gols, mas buscou a bola no fundo das redes 124 vezes.

E ninguém foi mais competente na arte de marcar em Flamengo x Internacional quanto três jogadores: Zico, Leandro Machado e Christian, todos com cinco gols.

O primeiro dispensa apresentações, como maior ídolo do Flamengo e um dos maiores da história do futebol mundial. O segundo vestiu as duas camisas, enquanto o terceiro defendeu apenas o Inter no duelo.

Outros seis jogadores aparecem empatados, com quatro gols cada: Gabigol (Flamengo), Jefferson Feijão, Claudiomiro, Taison, Fabiano Souza e Valdomiro (Internacional).

E o Rubro-Negro ainda domina a lista dos que fizeram três gols no confronto: Bruno Henrique, Adriano, Ronaldinho, Arrascaeta, Obina, Marcelinho Carioca e Juan. O último atuou pelos dois lados. Pelo lado do Internacional, Alex e Yuri Alberto alcançaram a mesma contagem.

Flamengo x Internacional no Brasileirão

No recorte de jogos do Brasileirão, os encontros entre Flamengo e Internacional são muitos: já aconteceram 73 vezes, com 24 triunfos rubro-negros, 28 colorados e 21 igualdades.

Algumas disputas de título são particularmente marcantes, mesmo quando os dois times não se enfrentaram no campo, mas um jogo salta à frente em termos de história.

Na Copa União de 1987, Flamengo e Internacional decidiram a competição. Situados no Módulo Verde, que reunia os principais times do Brasil, os adversários fizeram as melhores participações e foram à final.

A primeira partida da decisão aconteceu no Beira-Rio e, em um duelo nervoso, Bebeto e Amarildo decretaram o 1 a 1 e deixaram tudo para o Maracanã.

No Rio de Janeiro, mais de 91 mil pessoas testemunharam do estádio o tetracampeonato brasileiro do Flamengo, que fez 1 a 0 com Bebeto e selou a conquista de mais uma taça nacional.

Esse dia não ficou marcado apenas pelo título, mas também pela icônica cena de Renato Gaúcho retirando um urubu do gramado do Maracanã.

Confrontos em outras competições

O cenário nacional não foi o único a receber Flamengo x Internacional, duelo que já aconteceu também na Libertadores. E nas duas ocasiões, o Flamengo acabou levando a melhor.

O primeiro encontro veio na Libertadores de 1993, em que os dois times dividiram o Grupo 4 com Atlético Nacional-COL e América de Cali-COL. O duelo inicial foi no Beira-Rio, mas terminou em um apático 0 a 0.

No segundo turno da fase de grupos, Flamengo e Internacional voltaram a se encontrar no Maracanã. Marquinhos, Paulo Nunes e Marcelinho Carioca definiram o 3 a 1 do Rubro-Negro. Jairo Lenzi descontou.

O principal duelo pela Libertadores, no entanto, ainda demoraria bastante a vir. Em 2019, no caminho para a conquista continental, o Flamengo encontrou o Internacional nas quartas de final.

A ida aconteceu no Maracanã e trouxe um Internacional absolutamente defensivo, disposto a arrancar um empate para decidir no Rio Grande do Sul. Durante todo o primeiro tempo, o placar não foi mexido.

No segundo, porém, o Flamengo foi liberto por Bruno Henrique, que furou a retranca do adversário duas vezes seguidas, aos 30 e 34 minutos. Com o 2 a 0, a situação ficou mais controlada na volta.

Mesmo assim, Rodrigo Lindoso abriu a contagem aos 17 minutos do segundo tempo no compromisso de volta, no Beira-Rio, e voltou a dar emoção. Coube a Gabigol selar a vaga na semifinal aos 40.

E também teve Flamengo x Internacional na Copa do Brasil. Em três ocasiões, na verdade, com duas classificações do Rubro-Negro (1996 e 1997) e uma do clube gaúcho (2009) — todos nas quartas de final.

A mais marcante acaba sendo logo a primeira, que viu um Flamengo em desvantagem após o jogo de ida. Em um Beira-Rio tomado por 40.610 pessoas, a partida terminou com 3 expulsões e 3 a 2 para o Inter.

O Flamengo até abriu o placar com Rogério, mas levou a virada em tento de Moacir e Leandro Machado. Marques empatou de novo na etapa final, mas Leandro voltou às redes para fechar o placar.

Teria a volta, porém. Com 43.725 torcedores no Maracanã, o Flamengo deu o troco e, com dez minutos do segundo tempo, vencia por 3 a 0. Márcio Tigrão descontou no fim, mas o Rubro-Negro foi à semifinal.

Por fim, ainda houve uma curiosa disputa pela Seletiva da Libertadores, que não acontece mais nestes moldes. E o Inter levou a melhor, com vitória por 1 a 0 na ida e empate em 1 a 1 na volta.

Curiosidades de Flamengo x Internacional

  • Considerando jogos oficiais, Flamengo e Internacional sustentam média de gols de 2,6 por jogo
  • O equilíbrio em jogos marcando também é claro: o Flamengo marcou gols em 72% das partidas, mas levou em 73% delas
  • A maior sequência de vitórias é de três jogos — e os dois já conseguiram, justamente em sequência. A do Flamengo durou entre 2001 e 2003; quando acabou, deu início à do Inter, que foi até 2004
  • Essa sequência positiva do Inter iniciou um jejum de 10 jogos do Flamengo contra o rival. Durou de 2003 a 2007, com sete derrotas e três empates
  • O placar mais elástico do confronto, até hoje, é o 4 a 0. E os dois times já conseguiram fazer
  • Flamengo e Internacional passaram mais de dez anos sem um 0 a 0. Entre os últimos encontros de 2009 e 2022, todos os jogos tiveram gols

Último jogo

A partida mais recente entre Flamengo e Internacional aconteceu justamente pelo Brasileirão 2025, logo na primeira rodada. Em um Maracanã tomado por 48.452 pessoas, o Flamengo saiu atrás e precisou buscar.

O volante Bruno Henrique abriu a contagem para os visitantes ainda no primeiro tempo, aos 34 minutos, o que permitiu ao time gaúcho se fechar completamente no Rio de Janeiro.

O Flamengo, então, dominou completamente a posse de bola e finalizou 19 vezes ao longo da partida, contra cinco do Colorado. Mas só encontrou um gol.

Logo no início do segundo tempo, Michael tentou empatar em rebote de escanteio e viu Léo Pereira surgir no caminho para igualar o placar no Maracanã.

A pressão do Flamengo continuou e o Internacional se encolheu. Roger Machado até tentou mudar o jogo e substituiu em atacado, mas o Rubro-Negro continuou em cima. Mesmo assim, não conseguiu virar.

Impressum des Publishers ansehen