Zerozero
·26. Juli 2025
Renato Paiva vence pela primeira vez com o Fortaleza no Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·26. Juli 2025
Após seis jornadas, o Fortaleza regressou às vitórias no Campeonato Brasileiro. O Tricolor de Aço recebeu o Bragantino, realizou uma partida segura e venceu por 3-1, incluindo um golo marcado de longe. Esta também foi a primeira vitória da equipa cearense sob a liderança do técnico Renato Paiva - no seu segundo jogo.
A vitória permitiu ao Fortaleza alcançar os 14 pontos e subir para a 18ª posição do Brasileirão, aproximando-se da saída da zona de despromoção. Por outro lado, o Bragantino, em queda livre, soma 27 pontos e está na quinta posição.
Substituindo o suspenso Lucero, o avançado Deyverson assumiu o seu papel logo aos 4 minutos, dominando no ar após um canto e cabeceando para o canto para abrir o marcador. Com o impacto inicial, o Bragantino tentou reagir e assustou aos 8 minutos, quando John John executou um livre direto perigoso e Gustavo Marques cabeceou para fora.
Apesar de estar atrás no marcador, o Bragantino não conseguiu impor-se e acumulou erros de passes e na construção das jogadas. O Fortaleza manteve-se forte no ataque e, novamente pelo alto, foi fatal. Aos 19', após um canto curto, Matheus Pereira cruzou da esquerda, Diogo Barbosa desviou ligeiramente e Kuscevic completou à vontade na pequena área. 2-0.
Apesar de algumas incursões ao ataque, o Bragantino continuou ineficaz e sem criar oportunidades claras de golo, o que facilitou a vida do Fortaleza, que controlou o confronto sem grandes problemas. Aos 33', num rápido ataque, Marinho teve muito espaço na área e passou a Lucca Prior, que rematou cruzado e a bola passou rente ao poste.
O Fortaleza encontrou espaços generosos nas suas transições e quase marcou aos 36', quando Marinho invadiu a área e passou para Matheus Pereira, que rematou para uma grande defesa de Lucão. Mas foi o Bragantino que conseguiu marcar. Aos 38', Pitta fez um excelente drible sobre Tinga na área, rematou forte, mesmo com pouco ângulo, e a bola ainda tocou na trave antes de entrar. O golo até motivou o Bragantino, mas o resultado manteve-se até ao intervalo.
O segundo tempo começou com um golo espetacular do Fortaleza. Aos 48' minutos, Lucão saiu da área para afastar a bola, mas entregou-a nos pés de Lucca Prior, que dominou e rapidamente rematou de longe para fazer um chapéu ao guarda-redes e marcar o terceiro. Foi o primeiro golo desta promessa como profissional.
Com liberdade para o contra-ataque, Marinho destacou-se com duas finalizações colocadas de esquerda dentro da área em lances consecutivos, parando em boas defesas de Lucão. Aos 63', o atacante do Fortaleza teve nova oportunidade clara quando dominou no peito na pequena área, ficou livre para marcar, mas rematou muito forte e mandou por cima.
O Bragantino continuou com uma atuação pobre e teve enormes dificuldades em transformar a sua posse de bola em finalizações. O Fortaleza continuou mais perigoso. Aos 71', Herrera arrancou em contra-ataque pela esquerda, rematou forte e Lucão desviou para canto.
Uma oportunidade clara para o Bragantino surgiu apenas aos 75', quando Vinicinho driblou vários adversários na área e passou para Lucas Barbosa, que rodou e rematou forte para defesa de Magrão. A jogada foi alvo de análise do VAR por um possível penálti em Vinicinho, mas o árbitro não assinalou falta.
Na reta final, o Bragantino esteve bastante ativo no ataque, mas com dificuldades para penetrar na área. O Fortaleza teve ainda chances no contra-ataque, e na melhor delas, Bareiro rematou contra Lucão, que defendeu. O apito final confirmou o alívio tricolor.