Saudações Tricolores.com
·9. Juli 2025
Renato Gaúcho admite pressão maior no retorno ao Brasil: “Nossa responsabilidade aumentou”

In partnership with
Yahoo sportsSaudações Tricolores.com
·9. Juli 2025
O retorno à realidade brasileira será um desafio e tanto para Renato Gaúcho e o elenco do Fluminense. Após a campanha histórica na Copa do Mundo de Clubes, o técnico admitiu que a pressão e cobrança serão maiores daqui para frente.
“Nós vamos ser mais cobrados ainda. Sempre somos cobrados diariamente durante as partidas, e por essa campanha que fizemos aqui, o torcedor se animou, se alegrou e vai querer essas mesmas apresentações que tivemos aqui fora lá no Brasil”, reconheceu Renato.
Trabalho psicológico será fundamental
O comandante tricolor já planeja como abordar a questão com o grupo. “É difícil motivar o grupo nesse sentido, porque estamos jogando uma Copa do Mundo para o mundo todo e agora voltamos para nossa realidade lá no Brasil. Essa parte principalmente psicológica, vou trabalhar bastante com os jogadores.”
Desfalques importantes
Para a semifinal contra o Chelsea, o Fluminense teve desfalques importantes que limitaram as opções de Renato. Samuel Xavier, Martinelli e Freitas ficaram fora da partida.
“É lógico que três jogadores fazem a diferença. Não estou dando desculpa porque confiei e vou confiar sempre nos jogadores que entram, mas aí diminuem as opções”, explicou o técnico sobre as ausências.
Volta aos campeonatos nacionais
O Fluminense retorna ao Brasil na sexta-feira e já na próxima semana volta aos gramados pelo Campeonato Brasileiro. Renato planeja dar alguns dias de folga ao elenco antes de retomar os trabalhos.
“Provavelmente na próxima segunda-feira já vou ter esse tipo de conversa com o grupo, porque sem dúvida nossa responsabilidade aumentou e provamos que temos condições de voltar ao Brasil e brigar pelas competições que vamos disputar”, finalizou.