Recém-chegado, Paulo Bracks mira janela e quer aprimorar setor de análise do Santos “para já” | OneFootball

Recém-chegado, Paulo Bracks mira janela e quer aprimorar setor de análise do Santos “para já” | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·27. Juni 2024

Recém-chegado, Paulo Bracks mira janela e quer aprimorar setor de análise do Santos “para já”

Artikelbild:Recém-chegado, Paulo Bracks mira janela e quer aprimorar setor de análise do Santos “para já”

Paulo Bracks não veio ao Santos apenas para fazer contratações. O novo CEO do clube, porém, pretende auxiliar o atual chefe do departamento de futebol, Alexandre Gallo, nesta empreitada, além de revitalizar o setor de análise de mercado do Peixe antes que a janela de transferências se abra.

O profissional não comandará o futebol, mas está acima de Gallo e vigiará também outras áreas do clube, como a administrativa, de marketing, financeira, jurídica, entre outras. Ele tem como intenção estruturar o departamento de inteligência do clube e enxerga o setor como “essencial” para qualquer time.


OneFootball Videos


Bracks, por exemplo, pensa que os jogadores contratados por um clube não devem apenas reunir qualidade técnica, mas também devem se adequar à cultura daquela equipe. No caso do Santos, o tal ‘DNA ofensivo’. Ele é adepto da ciência de dados e acredita que, seguindo estas diretrizes, o time minimiza o risco de uma contratação.

“Entendo o departamento de análise de mercado como algo essencial no futebol atual. Para que tenhamos análises dos jogadores que se adequem não só à parte técnica atual do clube, mas também à cultura do clube. Entendo o Santos como um clube de DNA ofensivo. Aprendi a apreciar o Santos dessa forma. Trabalhar com análise de mercado é trabalhar com valências que os atletas possam nos oferecer, saber o que está contratando e ir ao mercado negociar esse jogador, dentro das características e da atualidade que o mercado ofereça. É claro que interfere você estar disputando uma Série B e não a Série A. Mas não interfere as atribuições de um atleta dentro dessa análise individual, que eu julgo essencial. Para que daqui a um, dois, cinco ou dez anos, se pergunte o porquê de uma contratação e seja apresentado esse relatório. Isso é um profissionalismo dentro da análise de mercado. É algo que, se não tem da forma necessária, vamos ter. E, se tiver, vamos otimizar”, afirmou Bracks durante sua coletiva de apresentação, nesta quinta-feira, na Vila Belmiro.

“É uma área que precisa de investimento para que a gente possa diminuir riscos. Toda contratação tem risco. O futebol não é matemático. Mas quando se tem uma pesquisa afundo, analisado por um olho humano, com ciência de dados, tudo isso congregado com a parte técnica e a cultura do clube, você diminui o risco e pode otimizar a performance, contribuir melhor com o clube. É isso que será feito”, acrescentou.

Quando esteve à frente do América-MG, Internacional e do Vasco, Paulo Bracks também buscou aprimorar o departamento de análise de mercado. Em entrevista, ele explicou os métodos de seu trabalho em cada um desses times e como pretende otimizar o setor como CEO do Santos.

Ele enxerga a necessidade do Peixe estruturar essa área com urgência e pede medidas “para já”. Recentemente, o presidente do clube, Marcelo Teixeira, já havia demonstrado desejo em investir no setor e, inclusive, já contratou profissionais para integrar o departamento.

“Nos três clubes que trabalhei as ações foram diferentes nesse setor. No América-MG, nós criamos o departamento de análise de mercado, era algo que não existia. No Internacional, otimizamos um departamento de análise de mercado que já existia, mas trouxemos a ciência de dados, através da contratação de um estatístico que nunca tinha trabalhado com futebol. Além de uma otimização no mercado externo, de negociação de atletas e de entrada de jogadores. No Vasco, contribuímos com um departamento que já existia também, mas agregamos com um outro departamento que existia a nível global, da empresa que adquiriu o clube [777 Partners]. Era uma análise dupla, que nos permitiu trazer jogadores de alta performance, como o Léo Jardim, o Piton, Jair, Dimitri Payet, Vegetti e outros”, comentou.

“A minha ideia aqui é que a gente tenha um processo semelhante. Quanto mais elementos tivermos em um relatório, melhor. Quanto mais rápido e assertivo esse relatório, melhor. Pretendo que isso seja feito de imediato, não vamos poder esperar. Isso é para já. Temos, daqui a menos de 15 dias, uma janela se abrindo. Precisamos de elementos para isso. Trabalhar ao lado e acima desse departamento. Fazer ele funcionar. Não só para a entrada, mas também para a saída de jogadores”, completou.

Artikelbild:Recém-chegado, Paulo Bracks mira janela e quer aprimorar setor de análise do Santos “para já”

Paulo Bracks foi apresentado na Vila Belmiro ao lado do vice-presidente do Santos, Fernando Bonavides, e de outros membros do CG do clube (Foto: André da Silva Costa/Gazeta Press)

Durante toda a entrevista coletiva, Bracks levantou a bandeira do profissionalismo. Ele destacou que o Santos precisa se profissionalizar como um todo e promete carregar este lema durante toda sua passagem pela Vila Belmiro.

“É a bandeira que quero ter ao meu lado o tempo todo no Santos. É para isso que vim. Com profissionalismo se alcançam resultados. A gestão traz resultados. Não existe clube no Brasil que tenha resultado sem gestão. Isso acabou no futebol brasileiro. Levantamos essa bandeira, que congrega a comunicação das áreas. Te garanto que as áreas isoladas dentro de um clube prejudicam a performance do futebol profissional. A organização, a comunicação, o controle, a liderança, contribuem de forma positiva. Por exemplo, contratações que passam por uma análise de mercado, um departamento de scout. Com relatórios de performance do jogador. Isso é o que eu entendo de profissionalismo, e um clube grande como o Santos não pode abrir mão. Se não tem, vai ter. Se tem, vamos otimizar. Tudo o que circunda o futebol profissional, passa por profissionalismo de comissão técnica, de setores de desempenho, da parte física, a parte mental, médica. O clube precisa ser profissional como um todo. O profissionalismo precisa estar em todas as áreas. Essa vai ser minha bandeira e minha missão aqui dentro”, concluiu.

Quem é Paulo Bracks?

Paulo Bracks é graduado em direito, pós-graduado em Ciências Criminais, especialista MBA em Direito Desportivo e Negócios no Esporte, gestor em Futebol pela CBF, analista de desempenho pela CBF e gestor técnico em futebol pela Universidade do Futebol.

O advogado trabalhou como executivo de futebol em três clubes brasileiros até o momento. O primeiro foi o América-MG, onde ficou de 2018 até 2020. Ele foi responsável por montar os elencos do Coelho que disputaram a Séries A e B do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Campeonato Mineiro.

Ele, inclusive, começou a sua trajetória nas categorias de base do clube mineiro e promoveu diversos garotos para o time profissional.

Bracks saiu do América-MG após receber um convite do Internacional. Ele começou a temporada de 2021 no clube gaúcho e foi demitido logo no começo de 2022. Neste período, dirigiu a equipe no Campeonato Gaúcho, na Série A, Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana.

O dirigente não resistiu após uma precoce eliminação do Colorado na Copa do Brasil de 2022, para o Globo-RN, e teve seu contrato rescindido.

Em julho, então, Bracks foi anunciado pela 777 Partners para liderar o Vasco na briga pelo acesso à Série A. Assim como fez no América-MG, ele conseguiu concluir o objetivo com êxito.

No ano seguinte, entretanto, o clube carioca patinou no Brasileirão e só se livrou do rebaixamento na última rodada. Assim, Paulo Bracks acabou sendo demitido pela 777.

Desde então, o advogado estava sem clube. Agora, portanto, ele chega para tentar levar o Santos de volta à elite do futebol brasileiro.

Impressum des Publishers ansehen