Jogada10
·24. Mai 2025
Real Madrid encerra Espanhol com vitória e clima de despedida no Bernabéu

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·24. Mai 2025
Em um jogo marcado por fortes emoções e homenagens no Santiago Bernabéu, o Real Madrid venceu a Real Sociedad por 2 a 0, neste sábado (24/5), pela 38ª e última rodada do Campeonato Espanhol. O gols foram marcado por Mbappé, o primeiro de pênalti e o segundo em passe de Vini.
O clima no estádio foi de despedida. Carlo Ancelotti e Luka Modric foram muito homenageados pelos torcedores e pelo elenco merengue. Ambos devem deixar o clube ao fim da temporada: Ancelotti assumirá oficialmente a seleção brasileira nesta segunda-feira. Modric está avaliando propostas de outras equipes e ainda não definiu seu futuro.
Além deles, Vallejo também se despediu do clube, enquanto Lucas Vázquez deixará o Real Madrid após a disputa do Mundial de Clubes. Vásquez encerra o ciclo com 400 jogos. Quando substituído na reta final, foi aplaudido de pé pelos torcedores. Vallejo, que entrou na etapa final, foi recebido com mais frieza. Não é para menos. Afinal, em 10 anos, passou mais tempo emprestado do que jogando pelo clube, onde soma meros 34 jogos nesta década vinculado aos Meregues.
Ancelotti homenageado com um bandeirão em seu jogo de despedida. Foto: Denis Doyle/Getty Images
Entre os brazucas, Vinícius Jr começou no banco e entrou apenas no segundo tempo, sendo poupado fisicamente. Rodrygo iniciou como titular, mas Endrick não foi relacionado para a partida. Já o zagueiro Éder Militão segue em recuperação de uma grave lesão e também ficou de fora.
Com o resultado, o Real Madrid termina o Campeonato Espanhol na vice-liderança, com 84 pontos — atrás apenas do campeão Barcelona. A Real Sociedad finaliza sua campanha na parte intermediária da tabela, com 46 pontos.
Com a bola rolando, o Real teve um primeiro tempo de domínio: 65% de posse de bola, 10 a 4 em finalizações e o placar em 1 a 0. Mas foi gol polêmico. Aos 38 minutos, Arda Güler tentou o domínio na área. Pablo Marpín (que não é o ex-Flamengo) tocou com a mão, quase sobre o peito, sem o braço estendido. Mesmo assim, o VAR chamou o árbitro, que marcou o pênalti.
Mbappé cobrou, Barrero defendeu, mas o rebote ficou com o próprio Mbappé, que mandou para a rede aos 38 minutos. Aliás, o francês ainda perdeu uma ótima chance, e a Real Sociedad lamentou que um belo contra-ataque de Sergio Gómez tenha terminado com uma grande defesa de Lunin.
Na etapa final, o Real Madrid jogou em ritmo de treino. Mas ainda assim, criou boas chances — uma delas com Vinícius Júnior, pouco depois de entrar em campo. No entanto, o goleiro Marrero teve ótima atuação e evitou que o time merengue ampliasse o placar. Contudo aos 37, Vini fez ótima jogada e tocou para a bomba de Mbappé: 2 a 0 no placar.
Na verdade, o que realmente marcou a noite foram os aplausos e homenagens aos jogadores que estão se despedindo do clube, em sua última partida no Santiago Bernabéu.
Sexta-feira (23/5) Betis 1×1 Valencia Sábado (24/5) Real Madrid 2×0 Real Sociedad Leganés x Valladolid – 13h30 Espanyol x Las Palmas – 13h30 Getafe x Celta – 16h Rayo Vallecano x Malorca – 16h Alavés x Osasuna – 16h Domingo (25/5) Girona x Atlético de Madrid – 9h Villarreal x Sevilla – 11h15 Bilbao x Barcelona – 16h