Zerozero
·8. Juli 2025
Quem é Borja Sainz, o extremo goleador que o FC Porto <i>pescou</i> em Inglaterra?

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·8. Juli 2025
André Villas-Boas 'prometeu'... e André Villas-Boas está já a cumprir.
Na cerimónia de apresentação de Francesco Farioli, o presidente do FC Porto referiu que este mercado de verão pode vir a ser o «maior da história do FC Porto». Pois bem, um dia depois, os azuis e brancos asseguraram a contratação de Borja Sainz, extremo espanhol que disputava o segundo escalão do futebol inglês com a camisola do Norwich.
E se dúvidas houver quanto à ambição com que a equipa da cidade Invicta encara a temporada 2025/26, os valores envolvidos na transferência do jogador, de 24 anos, ajudam a dissipá-las: cerca de 16,5 milhões de euros (o Norwich mantém uma pequena percentagem do passe de Sainz).
Olhando para a ficha do internacional jovem por Espanha, os golos apontados em 2024/25 - 19, no caso - destacam-se. Ainda assim, há mais para contar sobre o novo elemento do ataque do FC Porto e o zerozero procurou fazê-lo.
Se todas as histórias têm um início, a de Borja Sainz começou na cidade de Leioa, província de Biscaia. Nascido nesta região do País Basco no dia 1 de fevereiro de 2001, Borja Sainz apaixonou-se pelo futebol muito por influência do pai e do tio, dois ex-jogadores profissionais.
Enquanto o pai, Iñaki Sainz - mais conhecido por 'Navarro' - jogou no Eibar, então na 2ª divisão espanhola, o tio, Carlos García, foi uma figura importante do Athletic Bilbao na década de 90. Formado precisamente no Athletic e no Alavés, o agora jogador do FC Porto não esconde a importância destes dois elementos na sua consolidação como jogador profissional.
«Eles sempre me apoiaram e tentaram fazer com que me superasse para extrair o melhor de mim. Não vou negar que me pressionaram muito [risos], mas é normal. Eles fizeram questão de que eu desse o meu máximo e ensinaram-me que esforço nunca é inegociável. Preciso de dar sempre 100 por cento em cada jogo e em cada treino. Sou-lhes muito grato, eles são e sempre serão os meus modelos», referiu o extremo numa entrevista concedida há cerca de dois anos ao jornal Marca.
A verdade é que estes conselhos fizeram a diferença e Borja Sainz começou a destacar-se desde tenra idade. Em agosto de 2019, então com 18 anos, tornou-se o primeiro jogador nascido no século XXI a estrear-se pela equipa principal do Alavés. Terminou essa temporada com 20 jogos disputados e um golo apontado, sendo que, no ano seguinte, registou também um tento, mas em 24 partidas.
Acabou por se despedir dos babazorros em 2021, isto quando seguiu por empréstimo para o Real Zaragoza. No segundo escalão do futebol espanhol fez três golos em 35 encontros, mas no final da temporada 2021/22, tomou uma decisão que se revelou extremamente importante para a sua carreira...
De forma inesperada, Borja Sainz optou por rumar à Turquia em 2022/23, no caso para representar o Giresunspor. Ainda que no plano coletivo as coisas não tenham corrido propriamente bem - o clube foi mesmo despromovido -, o extremo conseguiu finalmente apresentar o nível que há tanto procurava.
Os nove golos e as três assistências em 32 jogos deram-lhe a certeza que não acompanharia o Giresunspor na despromoção e o interesse de clubes de outra dimensão não tardou em chegar. Ainda assim, a experiência na Turquia não terminou sem antes Borja Sainz passar por um susto.
Ainda que não tenha sido diretamente afetado pelo forte terramoto que abalou a Turquia em 2023, isto na medida em que estava a 600 km do epicentro do mesmo, Borja Sainz viu-se afetado por réplicas do abalo principal.
«Sentimos um tremor secundário e tivemos um momento de angústia. Ontem eu estava no centro de treinos e acordei com mensagens da minha família a partir de Espanha. E aqui, à 1h30, sentimos as camas, a televisão e as lâmpadas a tremer. Ficamos assustados porque não sabíamos como reagir; estávamos em choque. Além disso, vimos as notícias sobre o que está a acontecer e tudo parece um pouco estranho», relatou mais tarde à Cadena SER.
No verão de 2023, o extremo rumou ao Norwich e, pese embora tenha perdido a primeira semanas da temporada devido a uma lesão no tornozelo, rapidamente encontrou o seu espaço e tornou-se um dos jogadores favoritos dos adeptos. No total, apontou 27 golos e fez seis assistências em 82 encontros ao serviço dos canaries. Um registo que abriu o apetite à direção do FC Porto...
Com 18 golos na última edição do Championship, Borja Sainz ficou a apenas um tento do melhor marcador da competição, no caso Joel Piroe do Leeds United. Ainda assim, há um dado a assinalar nesta equação: o Norwich de Sainz terminou em 13º, ao passo que o Leeds foi campeão.
Pese embora não seja um jogador propriamente alto (1,78m), o espanhol é robusto e aguenta bem a carga. A isto junta uma verticalidade assinalável - é um daqueles extremos que está sempre de olhos postos na baliza adversária.
Destro, parte maioritariamente a partir da esquerda - posição que o FC Porto precisava de reforçar depois da saída de Galeno em janeiro. Ainda assim, é comum vê-lo a fletir para zonas mais interiores. Aqui, não tem receio de dar uso a uma das suas maiores qualidades, os remates de longa distância.
De acordo com um artigo publicado pelo Playmaker Stats há cerca de três semanas, foram quatro os tentos que apontou desta forma em 2024/25. Importa ainda referir que dos 18 golos que apontou no Championship, apenas um não foi de bola corrida.
Mesmo com um registo goleador muito acima da média, Sainz não se evidencia apenas na hora de atirar à baliza. Tendo novamente como base o artigo mencionado em cima, o reforço azul e branco teve 99 dribles bem sucedidos no campeonato - mais do que qualquer outro jogador - e ainda figurou no 'top 30' de jogadores com mais 'passes decisivos' na edição passada do Championship, no caso com 49.
Com estes dados em cima da mesa, será Borja Sainz uma aposta certeira por parte do FC Porto?