MundoBola Flamengo
·29. April 2025
Pulgar melhora disciplina e reduz cartões no Flamengo em 2025

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·29. April 2025
Erick Pulgar é peça fundamental no esquema do Flamengo e está recebendo muitos elogios tanto de torcedores quanto do técnico Filipe Luís pelas atuações desta temporada. Uma das maiores críticas de rubro-negros ao chileno em temporadas passadas foi o número suspensões por cartões amarelos, aspecto que o meia indica evolução neste início de 2025.
O Camisa 5 foi punido com o cartão amarelo seis vezes em 19 partidas nesta temporada. Foram dois no Carioca, dois no Brasileirão, um na Libertadores e um na Supercopa do Brasil. Ele está pendurado no Brasileirão desde a terceira rodada e atuou contra Juventude, Vasco e Corinthians sem receber a punição.
A média de 0,31 cartão por jogo representa uma redução em comparação com 2024 e faz de Pulgar o segundo do Flamengo. Isso porque De La Cruz recebeu os mesmos seis amarelos em 13 partidas (0,46/j).
Na temporada passada, Erick Pulgar liderou a equipe no quesito cartões com 19 amarelos e um vermelho em 47 jogos. Ele foi punido em seis rodadas do Brasileirão, cinco do Campeonato Carioca, quatro da Copa do Brasil e três da Libertadores. Receber dois amarelos e ser expulso na 35ª rodada explica o número de 20 cartões e média de 0,40 por partida.
A diferença de 0,40 de 2024 para o 0,31 deste ano parece pequena, mas faz a média sair de um cartão a cada três jogos para aproximadamente uma punição a cada quatro jogos. E o resultado é justamente o volante não ter sido suspenso no Carioca e jogar pelo menos quatro rodadas pendurado no Brasileirão.
Em 2024, os 20 cartões resultaram em duas suspensões automáticas de Pulgar no Brasileirão, uma no Carioca e a ausência no jogo de ida da final da Copa do Brasil.
Passando para 2023, ano que se firmou como titular e foi um dos melhores jogadores do time na temporada, o meia recebeu cartões amarelos em 15 dos 44 jogos que fez com o Manto (36%).
Foram nove no Brasileirão, dois no Carioca, dois na Copa do Brasil, um no Mundial de Clubes e um na Libertadores. Ou seja, foi suspenso três vezes na liga nacional. Caso mantenha os números pelo restante desta temporada, Erick Pulgar vai perder menos jogos e poderá ajudar o clube a vencer. Com 118 jogos pelo clube, o chileno tem 76 vitórias, 26 empates e 16 derrotas.
Pulgar é constantemente elogiado pelo treinador nas coletivas depois dos jogos. O técnico já classificou o volante como "nível Barcelona", e o último elogio aconteceu depois da goleada por 4 a 0 sobre o Corinthians do último domingo. Filipe exaltou a dupla entre o chileno e De La Cruz no meio-campo rubro-negro.
"Meu modelo pede muito que os volantes sejam o coração do time e muito do que acontece depende deles. Os quatro volantes mais o Gerson são os que podem jogar ali. (...) Pulgar e De la Cruz estiveram mais minutos juntos e desenvolveram essa química em campo. E eles se entendem muito bem"
"Me apego a muitos outros aspectos além da posse de bola, como cobertura, detalhes em que eles são muito completos. Cobrem muito a zona do campo e com que com ou em bola estão sempre bem posicionados…", disse o treinador.