![Icon: Gazeta Esportiva.com](https://image-service.onefootball.com/transform?w=96&dpr=2&image=https://filebucket.onefootball.com/2019/9/1567677109566-Gazeta_esportiva_90.png)
Gazeta Esportiva.com
·13. Februar 2025
Penalty defende bola do Paulistão após críticas de Neymar e promete conversa com clubes
![Artikelbild:Penalty defende bola do Paulistão após críticas de Neymar e promete conversa com clubes](https://image-service.onefootball.com/transform?w=280&h=210&dpr=2&image=https%3A%2F%2Fstatic.gazetaesportiva.com%2Fuploads%2F2025%2F02%2F000_36XM3VM-2.webp)
In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·13. Februar 2025
Depois das reclamações de Neymar sobre a bola do Campeonato Paulista, a Penalty emitiu uma nota nesta quinta-feira. Em conjunto com a Federação Paulista de Futebol, a empresa se defendeu.
A Penalty afirmou que fez mudanças para 2025. Seguindo a orientação da Fifa, a bola “evoluiu e está mais rápida e dinâmica”.
“Tanto é verdade que este ano as partidas apresentam uma média maior de gols, com um crescimento de 19% em 2025 (2,4 gols por partida) vs 2024 (2,02 gols por partida), resultando em uma competição ainda mais atraente para o público”, comunicou a marca.
A patrocinadora do Paulistão ainda alegou que entrará em contato com todos os clubes envolvidos no Estadual para ouvir atletas e treinadores. A ideia é “entender todos os pontos de críticas e sugestões para uma evolução constante da tecnologia e, principalmente, do resultado em campo de suas bolas”.
Neymar fez duras críticas a bola do Paulistão nesta quarta-feira, após a derrota de 2 a 1 do Santos para o Corinthians, na Neo Química Arena, pela nona rodada da competição.
“Em relação a bola, ela é bem ruim, com todo respeito à marca. Não sou apenas eu. Ela pinga demais. Pelo gramado que tem o Corinthians e a Vila, ela atrapalha um pouco. Acho que tem que dar uma certa melhorada”, relatou.
O goleiro Hugo Souza, do Corinthians, seguiu o mesmo discurso. “A bola é horrível. Desculpa a expressão, mas é horrível”, disse o jogador.
Veja a nota da Penalty na íntegra:
A Penalty e a FPF reafirmam seu compromisso com a qualidade, a inovação e o desenvolvimento do futebol, sempre ouvindo atentamente o feedback de atletas, treinadores e corpo técnico dos clubes para aprimorar seus produtos e garantir o mais alto nível de desempenho. A Penalty Ecoknit S11, modelo da bola do Paulistão Sicredi 2025, é certificada pela FIFA (“FIFA Quality Pro” – FIFA Quality Programme for Footballs – certificado n°1007545) e habilitada para campeonatos Mundiais e Intercontinentais.
Seguindo a orientação da FIFA, a bola para 2025 evoluiu e está mais rápida e dinâmica. Tanto é verdade que este ano as partidas apresentam uma média maior de gols, com um crescimento de 19% em 2025 (2,4 gols por partida) vs 2024 (2,02 gols por partida), resultando em uma competição ainda mais atraente para o público.
A Penalty reconhece que essa mudança pode ter um impacto na adaptação dos jogadores, especialmente em campos com mais irregularidades.
A Penalty informa que entrará em contato com todos os clubes envolvidos no Paulistão Sicredi para ouvir os protagonistas do futebol —atletas e treinadores— e entender todos os pontos de críticas e sugestões para uma evolução constante da tecnologia e, principalmente, do resultado em campo de suas bolas.
Por fim, destacamos que a Penalty está constantemente atualizada com a FIFA e as entidades parceiras, contribuindo para o melhor resultado do esporte.