Papo na Colina
·1. Juli 2025
O “xerife” que o Vasco procura? Campeão europeu entra na mira, mas salário de R$ 1 milhão assusta

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·1. Juli 2025
Um novo nome de peso internacional surgiu como uma possibilidade para a defesa do Vasco da Gama. O clube estaria na briga para contratar o zagueiro Rafael Tolói, que está livre no mercado após uma longa e vitoriosa passagem pela Atalanta, da Itália. A oportunidade de trazer um campeão europeu sem custos de transferência agrada, mas a alta pedida salarial do atleta impõe um grande desafio à realidade financeira do clube.
Aos 33 anos, Rafael Tolói representa o tipo de oportunidade que a diretoria, sob o comando de Admar Lopes, busca no mercado. Por ser um agente livre, o Vasco não precisaria pagar por sua contratação, direcionando o investimento apenas para luvas e salários. O zagueiro traria para São Januário uma bagagem de mais de uma década na competitiva Serie A italiana, além de liderança e uma mentalidade vencedora.
O currículo do jogador é o seu maior atrativo. Campeão da Eurocopa com a seleção da Itália, Tolói oferece um nível de experiência internacional raro no futebol brasileiro. A sua chegada representaria não apenas um reforço para a zaga, mas a adição de um verdadeiro “xerife”, capaz de organizar o setor e ser uma referência para os jogadores mais jovens do elenco de Fernando Diniz.
Tolói foi campeão e capitão pela Atalanta – Foto: Nicolò Campo/LightRocket via Getty Images
Segundo o jornalista Jorge Nicola, o grande obstáculo para o sonho se tornar realidade é o custo. A pedida salarial de Rafael Tolói estaria na casa de R$ 1 milhão por mês, valor que já fez com que um dos concorrentes, o São Paulo, desistisse da negociação. Para o Vasco, que passa por um momento de reestruturação financeira, arcar com um vencimento deste patamar exigiria uma engenharia complexa e um grande esforço do caixa.
O clube se junta a Atlético Mineiro e Santos na tentativa de convencer o jogador a reduzir sua pedida. A questão que fica para a diretoria é se vale a pena fazer um investimento tão alto na defesa ou se o projeto do Cruzmaltino será suficiente para seduzir o zagueiro a aceitar uma nova realidade financeira no seu retorno ao Brasil.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News