Coluna do Fla
·9. Juli 2025
O que José Boto faz no Flamengo?

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·9. Juli 2025
O Flamengo conheceu o presidente para o triênio de 2025 a 2027 no dia 09 de dezembro de 2024, com a vitória de Luiz Eduardo Baptista. Dentre os primeiros nomes anunciados para a nova diretoria foi José Boto. O profissional, inclusive, trabalhou com um velho conhecido da torcida rubro-negra: Jorge Jesus.
Em resumo, José Boto é o atual diretor de futebol do Flamengo. Com isso, o português é responsável por supervisionar as operações do futebol do clube, tanto dentro quanto fora das quatro linhas. Dentre as principais funções que exerce, estão desde a contratação de jogadores e comissão técnica até o planejamento estratégico das temporadas e a gestão do orçamento do departamento.
Vale lembrar que José Boto chegou ao Brasil em 28 de dezembro de 2024 para se familiarizar com os bastidores do Flamengo e planejar os primeiros passos do clube. Contudo, o diretor de futebol do Mais Querido só assumiu a função oficialmente no Fla a partir de janeiro de 2025.
Antes de aceitar o desafio de assumir a direção de futebol do Flamengo, José Boto comandava o NK Osijek (CRO). Para aceitar o trabalho no Mais Querido, o português abriu mão do projeto da equipe croata, que tentava se firmar como protagonista no campeonato local.
Por lá, José Boto tinha contrato até 2026, mas o Flamengo assumiu o pagamento da multa rescisória para contar com o dirigente. Com isso, apesar de desconhecido no Brasil até chegar ao Mais Querido, o dirigente português sempre foi bem badalado na Europa. Inclusive, no Benfica (POR), o profissional trabalhou com Jorge Jesus, que fez história à frente do Fla.
Em suma, José Boto é um português com grande experiência em cargos de direção em clubes como Benfica, Shakhtar Donetsk (UCR), PAOK (GRE) e NK Osijek. Como dito anteriormente, o dirigente é um dos mais influentes do futebol europeu.
Dentre os principais trabalhos no currículo de José Boto, estão o Benfica e o Shakhtar Donetsk. Isso porque, em ambos, o dirigente teve a função bem avaliada na parte de scout. Afinal, as duas equipes são conhecidas por captar jovens com pontencial em mercados secundários e lucrarem bem em vendas para times do primeiro escalão europeu.
Importante ressaltar que, recentemente, José Boto se envolveu na primeira grande polêmica desde que chegou ao Flamengo. Isso porque, o dirigente foi apontado como principal fonte de vazamento de informações internas do clube. Não à toa, na última semana, o portal Uol noticiou que o Fla estava esperando uma boa proposta para negociar Pedro.
Internamente, a notícia caiu como uma verdadeira bomba. Para resolver a situação e amenizar o clima nos bastidores do Flamengo, o presidente do clube, Bap, precisou intervir e conversar com José Boto. Após várias reuniões, ficou decidido que o português segue à frente do Departamento de Futebol do Fla.
Antes de viver a primeira polêmica no Flamengo, José Boto havia afirmado publicamente que era contra vazamento de informações internas. Assim que chegou ao clube, inclusive, durante coletiva de apresentação, o dirigente afirmou que ia ‘blindar’ o Departamento de Futebol e o Ninho do Urubu.
“Uma das coisas que discuti com o Bap é fechar aqui o CT. Acabou a visita de gente que não tem nada a ver com o trabalho diário. Eu sei que as pessoas gostam de conviver, mas isso vai acabar. Nas viagens também vai acabar, de irem no mesmo avião, de estarem no mesmo hotel, pessoas que não tem nada a ver com o futebol. Estas foram as primeiras medidas que tomei. Depois, se começarem a vazar coisas das pessoas que estão aqui, vamos averiguar”, disse.