Nosso Palestra
·11. Juli 2025
O caminho do Palmeiras para a glória: partidas que marcaram gerações

In partnership with
Yahoo sportsNosso Palestra
·11. Juli 2025
O Palmeiras é um dos times mais tradicionais e vitoriosos do futebol nacional. Fundado há 110 anos com o nome de Palestra Itália, já protagonizou momentos inesquecíveis, aqui e lá fora.
Torcedores que estiverem apoiando o Verdão nos Estados Unidos e estiverem com dificuldades de acessar plataformas nacionais podem utilizar um ExpressVPN móvel. Conheça as partidas mais marcantes da história do Palmeiras.
Goleadas são sempre saborosas, mas podem ser ainda mais se forem sobre um arqui-rival. Não importa que tenha acontecido há quase 100 anos atrás: 8×0 sempre será 8×0. A maior goleada aconteceu quando o Verdão ainda se chamava Palestra Itália, mas já despontava como força dominante no futebol nacional. Romeu Pellicari foi o grande nome do jogo, com quatro gols, seguido por Imparato com três e Gabardo.
Para seleções nacionais, jogos amistosos são uma oportunidade de treinar a equipe sem compromisso com resultados. Por vezes, as escolhas podem ser inusitadas. O amistoso do Uruguai em 1965 deveria ter sido contra o Brasil, o que por si só, já não tem cara de amistoso. No entanto, o Palmeiras aceitou um inusitado convite de representar a seleção brasileira no evento. Acabou vencendo por 3×0, com gols de Rinaldo, Tupãzinho e Germano.
A geração palmeirense dos anos 90 foi mesmo prodigiosa. Ao longo dessa década, o Verdão conquistou uma série de títulos importantes, incluindo o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil, a Libertadores, a Copa Mercosul e, claro, o Campeonato Paulista. Sem dúvida, um dos momentos mais saborosos foi uma nova goleada sobre o Corinthians, dessa vez por 4×0. Na época, a equipe contava com Zinho, Edmundo e Evair. Não estava valendo nenhum título, mas isso também não importa; o que importa é a goleada.
O histórico de confrontos entre Corinthians e Palmeiras não é favorável ao Corinthians: são 131 vitórias do primeiro contra 136 do segundo, ao longo da história dos clubes. A final do Campeonato Brasileiro de 1994 ajudou a engrossar as estatísticas. Dessa vez, a linha de frente do Verdão contava com Rivaldo e Edmundo, que garantiram 3×1 contra o rival histórico. Na verdade, o Palmeiras estava imparável naquele ano e amassou o Boca Juniors por 6×1.
No final da década de ouro do Verdão, ainda sobrou fôlego para levar a Libertadores para casa, derrotando o Deportivo Cali por 2×1, com gols de Evair e Oséas. A equipe ainda contava com a liderança de Luiz Felipe Scolari e tinha no gol o praticamente imbatível “São” Marcos. Para delírio da torcida, a vitória aconteceu em casa. O sonho do título mundial foi interrompido pelo Manchester United, ainda na semifinal. Foi a última vez que o Verdão chegou tão longe em uma competição internacional.
Os torcedores canalizaram toda a sua energia na tentativa de conquistar o Mundial de Clubes, e embora o time tenha acabado ficando pelo caminho na derrota para o Chelsea, a resposta às atuações foi amplamente positiva. Esses momentos de luta e superação também servem como combustível para o futuro. Ao mesmo tempo, vale a pena continuar se inspirando nos momentos gloriosos do passado — muitos dos quais podem ser encontrados na íntegra online, especialmente os mais recentes.