Fala Galo
·22. Februar 2025
‘Nesse dia de Galo’, Jorge Sampaoli se despedia do Atlético

In partnership with
Yahoo sportsFala Galo
·22. Februar 2025
Foto: Pedro Souza Matéria: Dany Camargos
Sampaoli se despediu do Atlético Mineiro após o fim do Brasileirão de 2020, na partida contra o Palmeiras, no Mineirão. A saída foi anunciada por meio de uma carta enviada pela assessoria do treinador.
No texto, Sampaoli destaca o momento difícil que a humanidade estava passando, ao enfrentar uma pandemia, e que o desafio naquele momento era trazer alegria aos torcedores, que estavam impossibilitados de ir ao estádio. A falta do calor dos torcedores nas arquibancadas foi algo que o técnico argentino se lamenta por não ter vivido:
“Saio com a nostalgia de não poder ter dirigido com o estádio cheio. Sei que nos emocionamos muito. Queria viver os vídeos que tinha visto de uma torcida apoiando sem parar”, lamenta Sampaoli.
Ao final da carta, ele escreveu que o Galo estava destinado a brigar por grandes coisas e desejou que todos no clube continuassem caminhando tendo o coração como guia.
Sampaoli tinha contrato com o Atlético até o fim de 2021. As negociações já estavam em aberto para uma renovação até 2022, quando a proposta para comandar o Olympique de Marseille, da França, agradou as partes. Pelo lado do Atlético, o valor mensal pago à comissão do treinador argentino pesou na decisão de buscar um novo comando.
No Galo, o técnico argentino chegou a brigar pela liderança do Campeonato Brasileiro de 2020, o qual terminou em terceiro lugar, após tropeçar na fase final. Conquistou o Campeonato Mineiro e deixou o clube após uma renovação de elenco.
Ao todo, foram 45 jogos, 27 vitórias, 8 empates e 10 derrotas, incluindo a última partida contra o Palmeiras, em que Sampaoli não estava à beira de campo, cumprindo suspensão.