Futebol Cearense
·10. November 2023
MP-CE pede que os termos Cearamor, TUF e JGT não sejam mais utilizados; saiba mais

In partnership with
Yahoo sportsFutebol Cearense
·10. November 2023
Foto: Reprodução/Internet
O Ministério Público do Ceará (MP-CE), emitiu uma nota nesta sexta-feira (10/11), através do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor), orientando aos veículos de comunicação que não utilizem os termos Cearamor, TUF e JGT ao se referir às principais torcidas organizadas do Ceará e Fortaleza. Atualmente, a torcida principal do Ceará é denominada Torcida Organizada do Ceará (TOC), e as do Fortaleza são: Torcida Força da Galera (TFG) – antiga TUF – e Irmandade Tricolor (IR) – anteriormente JGT.
Segundo o MP-CE, através de uma Ação Civil Pública do Ministério, a Justiça extinguiu as torcidas organizadas Cearamor, TUF e JGT. O órgão destacou que as novas agremiações possuem diretorias renovadas, além de nova personalidade jurídica que é reconhecida pela Lei Geral do Esporte.
O Ministério Público Estadual pediu formalmente a extinção das torcidas organizadas da Cearamor, do Ceará, Jovem Garra Tricolor (JGT) e Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF) em outubro do ano de 2013. A extinção das torcidas ocorreu somente em Junho de 2016, determinada pela juíza Antonia Dilce Rodrigues Feijão. A decisão foi aceita, na época, devido ao pedido do Ministério Público do Estado do Ceará, que acusou as entidades de envolvimento em crimes de homicídios, lesões corporais graves, porte de armas, drogas e veículos roubados, além de brigas, rixas e depredação do patrimônio público e particular.
Confira a nota completa do MP-CE referente as torcidas extintas:
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor), orienta os veículos de imprensa a não utilizarem os termos “Cearamor”, “TUF” e “JGT”, visto que são denominações de torcidas organizadas extintas pela Justiça após Ação Civil Pública (ACP) do MPCE.
As torcidas organizadas extintas “Cearamor”, “TUF” e “JGT” foram substituídas por “TOC” (Torcida Organizada do Ceará), “TFG” (Torcida Força da Galera) e “IR” (Irmandade Tricolor), respectivamente. As agremiações contam com novas diretorias e com nova personalidade jurídica, sendo reconhecidas legalmente perante a Lei Geral do Esporte.
Assim, o desestímulo ao uso dos nomes das torcidas organizadas extintas se faz necessário tanto para que se cumpra a decisão judicial que as extinguiu, quanto para que a TOC, a TFG e a IR cumpram com suas obrigações estatutárias.
ORIGEM DAS TRÊS PRINCIPAIS TORCIDAS ORGANIZADAS DO CEARÁ E FORTALEZA
Torcida Organizada do Ceará (TOC)
A Torcida Organizada do Ceará, foi fundada em 26 de outubro de 1982, por um grupo de amigos torcedores do Ceará Sporting Club. Seu primeiro nome foi Torcida Organizada Cearamor, ou simplesmente Cearamor. Em 1990, sofreu uma reformulação e tornou-se profissional em termos de torcida organizada.
Foto: Reprodução/Internet
Torcida Força da Galera (TFG)
A Torcida Força da Galera (TFG), antiga Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF), foi fundada em 17 de fevereiro de 1991 em Fortaleza, por um grupo de estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), que amavam o Fortaleza Esporte Clube. O lançamento oficial foi no programa de rádio tricolor, “A Voz da Fiel”, sob o comando de Emanuel Magalhães. O mascote escolhido para representar a torcida foi o Leão, por sua Força, Raça, Determinação e Poder.
Irmandade Tricolor (IR)
Fundada em 18 de outubro de 1996, a Irmandade Tricolor (IR) leva consigo os lemas de Disposição, Ideologia e Irmandade em prol do Fortaleza Esporte Clube e é composta em sua grande maioria por jovens. Sua sede fica localizada na Rua Monte Líbano, nº 925, bairro Renascer, em Fortaleza.
Foto: Reprodução/Internet