Mercado do Futebol
·12. April 2025
Mourinho afirma: “O futebol hoje está cheio de bebês”

In partnership with
Yahoo sportsMercado do Futebol
·12. April 2025
José Mourinho voltou no tempo e falou sobre a sua chegada ao Chelsea na temporada 2004/05, quando, logo em sua primeira campanha no futebol inglês, conquistou a Premier League com apenas uma derrota. Em entrevista ao jornal britânico The Telegraph, o atual treinador do Fenerbahçe refletiu sobre as diferenças entre o futebol daquela época e o de hoje — e não economizou nas críticas.
Um dos jogos mais marcantes, segundo ele, foi contra o Blackburn, em uma noite chuvosa e cheia de lama, em que o atacante Arjen Robben quebrou o pé. “Se fosse hoje, com os novos bebês do futebol que temos… E quando digo bebês, falo de jogadores, árbitros e até do VAR. O futebol hoje está cheio de bebês. Esse jogo terminaria com 11 contra 7. Os 7 perderiam, claro, mas os 11 iriam pra casa chorando: ‘Tenho uma mancha roxa, o tornozelo inchado, levei dois pontos’”, ironizou Mourinho.
O português disse que o espírito daquele time do Chelsea ia além da técnica: era sobre garra e resistência. “Mostramos que éramos homens. O árbitro até esqueceu os cartões. Mesmo com Robben se machucando feio, Petr Cech fez uma atuação absurda no meio da lama, lutando até o fim. Não era só futebol, era como um grupo de gladiadores. Não importa se chovia, se o campo era pesado — nós estávamos prontos.”
Mourinho também recordou o gesto simbólico ao final da partida: “Pedi para os jogadores tirarem as camisas, e tinha dois motivos. Um, era dar aos torcedores, que mereciam. O outro, era mostrar quem nós éramos. Mostrar o corpo, mostrar força. Claro que naquela época nem todos tinham ‘six pack’ como agora, mas isso não importava”, completou, com bom humor.