Nosso Palestra
·21. April 2025
‘Mea culpa’

In partnership with
Yahoo sportsNosso Palestra
·21. April 2025
Durante a coletiva de Abel Ferreira, minutos após o monstruoso resultado conquistado em Fortaleza, no Ceará, um assunto veio à pauta e me colocou pra pensar – e muuuuito. Três horas se passaram desde o final da entrevista, e só agora decidi escrever.
O treinador do Palmeiras falou sobre a dificuldade de encerrar ciclos, e não pelo viés que sempre abordamos, eu e vocês, mas pelo quão difícil é dizer ‘vá embora’ para alguém que dividiu com você momentos mágicos, históricos, inesquecíveis.
Me coloquei, então, em seu lugar, e cogitei como teria sido a minha reunião com Zé Rafael, em dezembro de 2024: ‘então, Zé, você, que foi meu principal volante nos últimos 4 anos, amado pela torcida, titular incontestável, palmeirense.. eu preciso que você vá embora’.
É fácil de fazer?
Talvez hoje, com um time estabelecido e jogando bem, seja, mas naquele momento, sem reposição, sem a certeza que as coisas iam melhorar, essa atitude dói. Chegar em Dudu e mandar que o ídolo de uma geração inteira se desligue, que jogadores multicampeões ao seu lado, confiando na sua palavra, se despeçam.
Nós, meus caros, temos dificuldade de encerrar um ficante de 3 meses, um colega de trabalho que conhecemos há 4 semanas, uma roupa que está manchada.. imagine encerrar uma relação forte? olhando nos olhos, sentindo na pele, na sua rotina. É preciso reconhecer que, sim, trata-se de uma tarefa indigesta e que exige maturidade.
Nunca me coloquei neste lugar, e reconheço a culpa por não levar o contexto nas análises que fiz. Entrevistas sinceras e de coração aberto, muito raras no Abel atual, são importantes pra isso: aumentar a proximidade entre nós, que torcemos, e ele, que lidera. Só assim entendemos os desafios e criamos empatia.
O Palmeiras ‘atualizado’, como diz ele, é muito interessante, extremamente promissor, mas com rastros de uma mudança dura de ser feita.
24/4 (quinta-feira): Bolívar x Palmeiras – 19h (de Brasília) – Libertadores
27/4 (domingo): Palmeiras x Bahia – 18h30 (de Brasília) – Brasileirão
30/4 (quarta-feira): Ceará x Palmeiras – 19h30 (de Brasília) – Copa do Brasil