Mateus Carvalho dá ‘próximo passo’ e torna-se fundamental no Vasco; entenda | OneFootball

Mateus Carvalho dá ‘próximo passo’ e torna-se fundamental no Vasco; entenda | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Jogada10

Jogada10

·28. November 2024

Mateus Carvalho dá ‘próximo passo’ e torna-se fundamental no Vasco; entenda

Artikelbild:Mateus Carvalho dá ‘próximo passo’ e torna-se fundamental no Vasco; entenda

O volante Mateus Carvalho começou o ano com desconfiança no Vasco, mas conquistou seu espaço. A ponto de, inclusive, se tornar fundamental para a equipe cruz-maltina. Isso porque o jogador é, ao lado de Léo Jardim, o que mais conta com vitórias na temporada pelo Vasco.

O Gigante da Colina venceu 21 partidas em 2024 (excluindo amistosos). Destas, Mateus Carvalho esteve envolvido em 20. Assim, são 95,2% de participação nos triunfos cruz-maltinos na temporada. Léo Jardim possui estes mesmos números, mas com um jogo de diferença.


OneFootball Videos


Afinal, Mateus Carvalho participou da primeira partida oficial do time no ano, com vitória por 2 a 0 sobre o Boavista, na estreia do Cariocão. Léo Jardim estava, por sua vez, com outra parte do elenco fazendo pré-temporada no Uruguai e, por isso, não atuou no jogo em questão. Por outro lado, na vitória seguinte – contra o Madureira, pela terceira rodada da Taça Guanabara, ele fez parte do time que venceu por 2 a 0, na partida que contou com a ‘estreia’ dos considerados titulares.

Na ocasião, Mateus ficou no banco, mas sequer foi utilizado – uma tônica de sua passagem pelo Vasco, iniciada em abril de 2023. Esta foi, então, a única vitória do Vasco em 2024 sem que o volante estivesse em campo.

Saga pela titularidade

Após os dois jogos iniciais da temporada, em que o Cruz-Maltino levou time alternativo a campo, Mateus Carvalho só voltaria a atuar pela sexta rodada e numa verdadeira fria. Afinal, esta sua primeira partida de 2024 com os ‘medalhões’ do elenco foi contra ninguém menos que o Flamengo. Ele foi a campo com 11′ do primeiro tempo por uma lesão grave do também volante Jair. Sete dias antes, o Vasco já perdera Paulinho (da mesma posição), o que configurava que o jogo era um teste de fogo para o jovem.

Até a estreia do Brasileirão, Mateus só fora titular mais uma vez (contra o Audax, pelo Carioca). Mas, desde o duelo contra o Fla, passou a entrar com frequência no decorrer dos jogos. Não à toa, começou o Campeonato Brasileiro como titular. E o dia foi para lá de especial, já que ele anotou seu primeiro gol com a camisa do Vasco na vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio dando, de vez, o passo rumo à titularidade.

Perdeu um pouco de espaço na transição entre treinadores (Ramón Díaz/Rafael Paiva/Álvaro Pacheco/Rafael Paiva), mas voltou aos 11 iniciais quando Paiva reassumiu e só foi ser reserva 14 jogos depois, se credenciando como jogador importante. Destes jogos, o Cruz-Maltino obteve 69% dos pontos.

Neste segundo turno, ele só não atuou em três partidas. Nos empates contra Red Bull Bragantino (2 a 2, em São Januário), Juventude (1 a 1, também em São Januário) e na derrota por 3 a 1 contra o Corinthians. Sem o volante em campo, o Cruz-Maltino tem apenas 25,9% de aproveitamento.

Artikelbild:Mateus Carvalho dá ‘próximo passo’ e torna-se fundamental no Vasco; entenda

Mateus Carvalho converte pênalti em decisão contra o Athletico – Foto: Matheus Lima/Vasco.

Jogadores com mais vitórias (21) pelo Vasco no ano

  • David – 14
  • Adson e Léo – 15
  • Lucas Piton e Vegetti – 17
  • Paulo Henrique – 18
  • Mateus Carvalho e Léo Jardim – 20

Vasco com Mateus Carvalho em 2024

48 jogos (31 titular; 17 reserva) – 20 vitórias; 13 empates; 15 derrotas – 50,7% de aproveitamento

Vasco sem Mateus Carvalho em 2024

9 jogos – 1 vitória; 4 empates; 5 derrotas – 25,9% de aproveitamento

Dieser Browser wird nicht unterstützt. Bitte verwenden Sie einen anderen Browser oder installieren Sie die App

video-poster

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, ThreadsTwitter, Instagram e Facebook.

Impressum des Publishers ansehen