MundoBola Flamengo
·15. Januar 2025
In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·15. Januar 2025
O atacante Juninho chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda-feira (13), foi aprovado nos exames médicos ontem (14) e já assinou contrato com o Flamengo. Juninho vem do Qarabag (Azerbaijão) e no Brasil foi revelado pelo Athletico-PR, mas só ganhou destaque no futebol europeu.
O brasileiro se transferiu para o Qarabag na temporada 2023/24, e foi destaque no Azerbaijão, marcando 42 gols e contribuindo com 4 assistências em 80 jogos pela equipe. Juninho se tornou um dos maiores jogadores da história do futebol azerbaijano, segundo jornalistas do país.
Em entrevista ao MundoBola Flamengo, o jornalista Sanan Shafizade, editor do departamento de esportes do canal ATV do Azerbaijão, e o influenciador de futebol "Ally Football" falaram sobre a passagem de Juninho no Qarabag.
Olávio Vieira dos Santos Júnior, mais conhecido como Juninho, tem muita moral no Azerbaijão, sendo considerado um dos maiores jogadores que já atuaram no país, provando isso em curto espaço de tempo.
"Juninho é um dos jogadores mais 'legionários' que jogaram no Azerbaijão. Em pouco tempo, ele se tornou titular Qarabag e conquistou a simpatia dos fãs. Especialmente na última temporada da Copa Europeia, Juninho jogou de forma excepcional"
"Não podemos esquecer que Juninho evoluiu muito após chegar ao Azerbaijão. O Qarabag desempenhou um papel fundamental nesse crescimento. Acredito que o técnico Gurban Gurbanov teve um grande mérito nesse processo. Foi um sucesso de um sistema bem estruturado trazer Olávio Junior, que jogava no Chaves há dois anos, e levá-lo ao mercado europeu e até mundial"
"Olávio chamou a atenção de vários clubes europeus graças à sua dedicação, se tornou um jogador difícil para os adversários do Qarabag no campeonato do Azerbaijão", afirmou Sanan.
"Posso dizer com certeza, na minha opinião, ele é o melhor jogador que já jogou em nosso campeonato. E ele provou isso em um período muito curto", disse Ally, usando o termo "legionnaire", no português, lendário ou legionário para se referir ao jogador.
O jogador brasileiro vem para o Flamengo com a difícil missão de substituir Gabigol, que foi para o Cruzeiro, além de Pedro que segue se recuperando de lesão grave no joelho. Sanan e Ally falaram sobre o estilo de jogo de Juninho.
"Eu considero Juninho um jogador 'universal', em certo sentido. Quando necessário, ele cria oportunidades de gol graças à sua habilidade e velocidade. Ele não hesita em gerar situações de gol. Claro, muitos fatores dependem do jogo da equipe. No clube de Aghdam (cidade onde fica a sede do clube), o jogador mostrou que gosta de jogar com a bola, e em muitos casos, teve as condições necessárias para isso"
"Juninho sentiu-se muito confortável no sistema de jogo estabelecido pelo técnico Gurban Gurbanov, e repetidamente trouxe alegria ao seu time com gols. Não podemos esquecer que Olávio foi eleito o melhor jogador de futebol da Premier League do Azerbaijão na temporada 2023/2024", disse o jornalista.
"Ele é muito versátil no ataque, devido à sua velocidade, pode ser perigoso e útil pelas pontas, mas, claro, sua característica distintiva é o jogo entre as linhas e o instinto de artilheiro", afirmou o influenciador.
Um dos momentos de mais destaques de Juninho foi contra o histórico time do Bayer Leverkusen, de Xabi Alonso. Nas oitavas de final da Europa League de 2023/24, o Qarabag no jogo de ida abriu 2 a 0 no placar, com gol e assistência de Juninho, contudo o time alemão empatou nos minutos finais.
No jogo de volta, o Qarabag foi valente e novamente abriu 2 a 0 no placar com Juninho marcando o segundo gol, porém o Leverkusen de 2023/24 era um time especialista em surpreender nos minutos finais e virou novamente, 3 a 2 com agregado de 5 a 4 e o Qarabag foi eliminado apesar do ótimo desempenho.
"Juninho jogou muito bem nos jogos da Copa Europeia na temporada 2023/2024. De acordo com o estilo de jogo do Qarabag, ele se tornou um pesadelo para os adversários. Eu chamaria de fantástica a partida contra o Bayer. Após marcar o segundo gol em Baku, 30 mil torcedores repetidamente gritaram 'Juninho, Juninho'. Parecia que o estádio estava tremendo"
"O Qarabag mostrou muita luta nos dois jogos, mas, infelizmente, a sorte estava do lado do experiente Bayer. Até aquelas partidas, o adversário estava invicto. No entanto, o clube de Agdam jogou bem. Olávio também marcou um gol no jogo fora de casa e deu grande suporte ao seu time"
"Na minha opinião, se o Qarabag tivesse superado o Bayer, não teria sido possível manter tanto o time quanto Juninho. Devo mencionar que os torcedores do Azerbaijão são simples. Na minha opinião, eles acompanharão os jogos do Flamengo por causa do Juninho e continuarão a torcer por seu sucesso", revelou o editor de esportes do canal ATV.
"Se analisarmos esta temporada 2024/25 na Liga dos Campeões, ele foi muito útil e seu desempenho foi simplesmente incrível. Na Liga Europa, apesar do desempenho não muito bem-sucedido da equipe, ele se destacou individualmente"
"Quanto à temporada passada, foi uma história simplesmente incrível. Em princípio, sua confiança o ajudou a marcar duas vezes contra o Bayer. Acho que ele ganhou uma boa experiência aqui e será capaz de usá-la no Flamengo", disse Ally.