
Saudações Tricolores.com
·19. Februar 2025
Jogadores se unem em movimento pedindo o fim dos gramados sintéticos; “Isso não deveria nem ser uma opção”

In partnership with
Yahoo sportsSaudações Tricolores.com
·19. Februar 2025
No início da tarde desta terça – feira (18), importantes jogadores do futebol brasileiro se juntaram nas redes sociais para fazer um movimento contra os gramados sintéticos. Nomes como Neynmar, Lucas, Bruno Henrique, Philippe Coutinho e Alan Patrick estão entre os jogadores que pedem o fim deste tipo de gramado. Do elenco do Fluminense, Ganso, Renê, Guga e Thiago Silva também estão no grupo.
Segundo eles, a solução é simples: fazer um gramado bom. Os atletas criticaram o caminho que o futebol brasileiro está seguindo e se demonstram muito preocupados com a situação, pedindo para que os jogadores sejam mais ouvidos. Seguido de uma foto comparando o estado da terra com grama natural e a terra com grama sintética, as postagens acompanham a frase “Juntos pelo espetáculo. Futebol é natural, não sintético!” e #NãoAoGramadoSintético.
Confira a nota completa:
“Preocupante ver o rumo que o futebol brasileiro está tomando. É um absurdo a gente ter que discutir gramado sintético em nossos campos.
Objetivamente, com tamanho e representatividade que tem o nosso futebol, isso não deveria nem ser uma opção. A solução para um gramado ruim é fazer um gramado bom, simples assim.
Nas ligas mais respeitadas do mundo os jogadores são ouvidos e investimentos são feitos para assegurar a qualidade do gramado nos estádios. Trata-se de oferecer qualidade para quem joga e assiste.
Se o Brasil deseja definitivamente estar inserido como protagonista no mercado do futebol mundial, a primeira medida deveria ser exigir qualidade do piso que os atletas jogam e treinam.
FUTEBOL PROFISSIONAL NÃO SE JOGA EM GRAMADO SINTÉTICO!”
De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol, o uso do gramado sintético é permitido. Contudo, a regra cabe apenas ao Campeonato Brasileiro, as demais competições não tem o uso permitido. No ano passado, os clubes da Série A aprovaram uma regra que obriga os times com gramado sintético a ceder acesso para o time visitante treinar no local um dia antes da partida.
Atualmente, os únicos dois times da série A do Brasileirão que usam o gramado 100% sintético são Palmeiras e Botafogo.