Deus me Dibre
·26. Mai 2025
Jardim exalta competência de seus jogadores, cita força do meio de campo e elogia Gabigol

In partnership with
Yahoo sportsDeus me Dibre
·26. Mai 2025
O Cruzeiro conquistou uma vitória contundente por 2 a 0 sobre o Fortaleza, na noite deste domingo (25), no Castelão, em duelo válido pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com uma atuação dominante, especialmente no primeiro tempo, a equipe celeste chegou aos 17 pontos e se consolidou na parte de cima da tabela. Após a partida, o técnico Leonardo Jardim elogiou a atuação dos seus comandados e destacou a força coletiva da equipe como fator determinante para o triunfo.
“Foi uma vitória amplamente justificada, pela primeira parte. Só tínhamos tido dois dias de recuperação, o adversário mais fresco e nosso plano de jogo era entrar muito forte no primeiro tempo. Pecamos na finalização, se fossemos melhores sairíamos com um resultado ainda mais volumoso. No segundo tempo gerimos alguns jogadores que mostraram fadiga e acabamos por ganhar bem. E acho que todos estão de parabéns. Volto a referenciar que somos mais que 11, hoje éramos uns presentes, no próximo outros presentes. Essa é a nossa forma de trabalhar, porque acreditamos em toda a gente.”
O técnico português, quando questionado, exaltou a atuação dos volantes Lucas Silva e Lucas Romero, importantes tanto na marcação quanto na construção ofensiva da equipe. Segundo Jardim, o Cruzeiro conseguiu neutralizar a forma de jogar do Fortaleza e, com isso, criou diversas chances de gol ainda antes do intervalo.
“Com certeza o coração de qualquer equipe é o meio. Sejam dois ou três volantes. Nós construímos através das nossas ideias. Nós preparamos o plano de jogo dentro de uma construção, utilizando o espaço no lado oposto do campo, sabíamos que esse Fortaleza pressionava no corredor. Até o Fortaleza hoje, não teve tanto quanto habitualmente, uma linha fora de jogo, hoje abaixaram mais. Acabamos por fazer bem e foi o primeiro tempo que mais criamos situações de gols. A equipe estava cansada, três jogos extremamente fortes, de caráter importante, outro jogo fora, as viagens, a resposta é gratificante pra mim e para os torcedores.”
Na coletiva, Jardim também explicou onde a equipe celeste foi superior ao adversário. Para o treinador, a competência técnica e a intensidade do Cruzeiro, principalmente na fase de pressão pós-perda, fizeram a diferença.
“A vitória foi a competência dos meus jogadores, que provocaram com bola a última linha do Fortaleza. Tivemos uma primeira parte pressionando na perda e não deixamos o adversário reagir e fazer seu jogo direto, que normalmente faz. A capacidade dos nossos jogadores, hoje, estiveram melhor que a do Fortaleza. É o grande ponto de diferença, principalmente no primeiro tempo.”
Com Wanderson fora da partida por conta de dores musculares, Jardim escalou Marquinhos como titular – o jogador está perto de perto de bater a meta de jogos que obriga o Cruzeiro a comprá-lo em definitivo do Arsenal – e se mostrou satisfeito com o desempenho do atacante. O técnico revelou que ainda busca conhecer melhor o jogador, mas que o bom rendimento na partida pode abrir mais oportunidades.
“O Marquinhos é um jogador que eu gosto, mas não tenho tido tempo de avaliar corretamente. É um jogador de uma postura extraordinária em termos de grupo e de trabalho. E sabia que não tinha gasto essa última bala, a possibilidade de termos de fora alguns jogadores que poderia abrir a hipótese dele jogar de início. Jogou e jogou bem. Fez o que eu pedi. Provou que pode ser importante no futuro do clube.”
Outro nome citado por Leonardo Jardim foi o de Gabriel Barbosa. O atacante que participou diretamente dos dois gols, também recebeu elogios pela