oGol.com.br
·5. August 2025
Iarley, Filipe Luís... os brasileiros que, como Reinier, não vingaram no Real após passar pelo Castilla

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·5. August 2025
Reinier está de volta ao futebol brasileiro após anos sem conseguir se firmar em Madri. O meia-atacante, que chegou a ser usado no Real Madrid Castilla e rodou por outros clubes em empréstimo, nunca ganhou a chance de se firmar na equipe principal dos Merengues. História parecida com a de outros brasileiros...
Cinco anos depois de ser apresentado com grande expectativa em Madri após início de carreira no Flamengo, Reinier rescindiu com os Blancos para assinar em definitivo com o Atlético Mineiro.
Nesse período, passou por empréstimos ao Borussia Dortmund e a clubes menores da Espanha… mas sem grande sucesso. Pelo Real, jogou só três vezes no time B, o Castilla, e nunca entrou em campo oficialmente pelo time principal.
Reinier não está sozinho nessa lista de brasileiros que passaram pelo Castilla e não conseguiram chegar no time principal do Real. Na verdade, essa história começou lá na década de 1990. Com um nome que você provavelmente nem desconfiava...
Muito antes de calar a Bombonera com o Paysandu e infernizar o Barcelona no Mundial com o Internacional, Iarley, ele mesmo, passou pelo Castilla em 1996. Fez 27 jogos e saiu sem conseguir subir ao time principal.
Nessa mesma época, outro nome conhecido também estava lá: César Prates. O lateral teve contrato com o Real de 1997 a 2000 e só atuou no time B. Durante esse tempo, foi emprestado pra Vasco, Coritiba, Botafogo e Corinthians – e foi no Timão que se destacou, sendo campeão brasileiro em 1999.
Filipe Luís, por sua vez, brilhou em Madri, mas com outra camisa... Antes de se tornar referência no Atlético de Madrid e virar técnico do Flamengo, ele jogou 37 partidas pelo Castilla na temporada 2005/06. Depois, foi para o Deportivo La Coruña e aí a carreira decolou.
Outro nome mais conhecido é Pablo, atacante com boa passagem no Athletico Paranaense e questionado no São Paulo. O centroavante passou pelo Castilla em 2014, fez só 4 jogos, não marcou nenhum gol…
No total, 15 brasileiros passaram pelo Castilla, mas só Casemiro, Rodrygo e Vinícius Júnior conseguiram brilhar no time principal. Nomes como Willian José, hoje no Bahia, e Fabinho, ex-Liverpool, até estrearam na equipe principal, mas só fizeram um jogo.
Luiz Fernando Gomes (ex-Cruzeiro e Inter), Vinicius Tobias (hoje no Shakhtar), Abner (que já passou por Athletico e Coxa), Augusto Galvan (disputou a Série D por Azuriz e Inter de Limeira), Júnior Maranhão (ex-Ituano) e Rodrigo Rodrigues (hoje no Operário Ferroviário) fecham a lista.