<i>A muralha do Municipal</i>: FC Famalicão não perde em casa há 237 dias | OneFootball

<i>A muralha do Municipal</i>: FC Famalicão não perde em casa há 237 dias | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·25. August 2025

<i>A muralha do Municipal</i>: FC Famalicão não perde em casa há 237 dias

Artikelbild:<i>A muralha do Municipal</i>: FC Famalicão não perde em casa há 237 dias

O FC Famalicão têm-se destacado como uma das sensações da Liga Portugal Betclic, versão 2025/26. Depois de vitórias nas duas primeiras jornadas do campeonato, a equipa comandada por Hugo Oliveira empatou diante do Gil Vicente, num jogo que não passou do nulo, apesar do futebol agradável praticado no Municipal.

Os azuis e brancos ainda não sofreram golos nesta edição do campeonato e levam uma impressionante invencibilidade caseira. São 10 jogos consecutivos sem qualquer derrota em casa, todos ao leme de Hugo Oliveira e é preciso recuar até 1992 para um vermos um registo semelhante dos famalicenses na Primeira Liga.


OneFootball Videos


Novo ano, novos hábitos

Apesar da temporada passada ter sido de altos e baixos, o Famalicão acabou o campeonato em alta. Depois de Armando Evangelista ter sido despedido à 14ª jornada - levava 19 pontos em 14 jogos - Hugo Oliveira assumiu a equipa e, apesar do início conturbado, conseguiu levar as coisas a bom porto.

Os minhotos acabaram na sétima posição - ainda chegaram a sonhar com a Europa - e lançaram bases para a atual temporada, lançando jovens que mostraram ter valia - casos de Rodrigo Pinheiro, Pedro Bondo e Mathias de Amorim - e mantiveram uma coesão impressionante em casa.

Nas últimas oito jornadas disputadas no Municipal 22 de Junho, o Famalicão não conheceu o sabor da derrota. Foram cinco vitórias e três empates - dois deles frente a Vitória SC e SC Braga - na fortaleza famalicense e a garantia de que quem fosse jogar ao seu reduto iria ter dificuldades.

Essa sequência manteve-se em 2025/26. A jornada começou com uma vitória convincente (3-0) diante do Santa Clara europeu, curiosamente o último adversário a vencer no Municipal. Essa derrota do Famalicão remonta ao passado ano civil, a 30 de dezembro de 2024. Sim, caro leitor. O Famalicão ainda não perdeu em casa no ano civil de 2025, registo que, na Primeira Liga, apenas SC Braga e Sporting conseguem manter até ao dia de hoje.

Novo ano, novos hábitos.

Para encontrar igual é preciso recuar mais de 30 anos

Apesar do Famalicão ser um clube "recente" no panorama principal do futebol português, o emblema minhoto já havia militado na Primeira Divisão do futebol luso antes da subida de 2018/19.

O último registo de dez jogos consecutivos sem perder em casa na Primeira Liga remonta à temporada 1991/92. À data - também num início de temporada, à quarta jornada -, o FC Famalicão esteve de 1 de agosto de 1991 até 3 de fevereiro do ano seguinte sem perder em casa. Foram também 10 jogos invictos em casa - cinco vitórias e cinco empates - no campeonato.

Essa equipa, orientada pelo croata Josip Skoblar durante esse período - Professor Neca terminou a temporada -, não teve uma temporada tão tranquila quanto os números positivos em casa aparentam. Os famalicenses terminaram na 14ª posição do campeonato, apenas um ponto acima dos lugares de descida de divisão.

Nesse plantel destacaram-se Djamel Menad e Dane Kuprešanin, os melhores marcadores da equipa temporada, e estava também o jovem Carlos Secretário, que mais tarde se destacou pelo FC Porto.

Além dessa, a maior sequência de jogos sem perder em casa do FC Famalicão havia sido no início de 2022, com Rui Pedro Silva ao leme. Conseguirá o FC Famalicão ampliar esta sequência e bater o recorde já igualado?

Impressum des Publishers ansehen