Floresta Esporte Clube completa 69 anos de existência com muito a comemorar | OneFootball

Floresta Esporte Clube completa 69 anos de existência com muito a comemorar | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Futebol Cearense

Futebol Cearense

·8. November 2023

Floresta Esporte Clube completa 69 anos de existência com muito a comemorar

Artikelbild:Floresta Esporte Clube completa 69 anos de existência com muito a comemorar

(Foto: Reprodução / Internet)

O Lobo da Vila Manoel Sátiro completa nesta quinta-feira, 9, 69 anos de atividade enquanto agremiação esportiva.


OneFootball Videos


Originalmente chamado “Ás De Ouro”, o Floresta Esporte Clube foi fundado no dia 9 de novembro de 1954, pelo dirigente Felipe Santiago. Sua esposa, Noelzinda, era sobrinha de Alcides Santos, fundador do Fortaleza Esporte Clube.

Jogando inicialmente no campo localizado no sítio da família de Felipe, o Floresta abriu as portas de seu estádio próprio em 21 abril de 1965, com direito a um Clássico Rei como jogo de inauguração: Ceará e Fortaleza se enfrentaram no campo da Vila Manoel Sátiro para um público de aproximadamente 6 mil pessoas. Vitória do Alvinegro por 1 a 0, gol marcado pelo atacante Charuto.

Na época, o estádio levava o nome do patriarca da família Sátiro Santiago, Manoel Sátiro. Após a morte de Felipe Santiago, em 1987, o estádio foi rebatizado a fim de homenagear o fundador da equipe.

Tradicional no futebol amador da capital cearense, o Verdão da Vila ingressou no futebol profissional no ano de 2015, após ser vendido para o empresário Sérgio Teixeira, dono da Teixeira Tecidos. Com isso, o controle sobre o clube deixou as mãos da família Sátiro Santiago, que manteve a equipe viva por décadas no amadorismo local.

Desde então, o clube recebeu investimento considerável em reformas estruturais, reformando seu estádio e ganhando centro de treinamento próprio.

A boa gestão rendeu êxito no campo e bola: Em um curto espaço de tempo, o Verdão conquistou uma série de acessos no campeonato cearense (vice-campeão da terceira e segunda divisão estadual em 2015 e 2017, respectivamente), além de se sagrar campeão da Taça Fares Lopes de 2017 (superando o time titular do Fortaleza na final) e da Copa dos Campeões Cearenses em 2018.

Artikelbild:Floresta Esporte Clube completa 69 anos de existência com muito a comemorar

Jogadores e comissão técnica do Floresta levantam a taça da Copa Fares Lopes em 2017 (Foto: Reprodução / FCF TV)

A primeira conquista assegurou ao clube uma participação na Copa do Brasil do ano seguinte, algo até então inédito para a equipe. Na ocasião, o Floresta acabou sendo eliminado pelo Botafogo-PB.

Após atravessar um momento difícil na temporada 2020/21, durante o qual acabou sendo rebaixado para a Série B do Campeonato Cearense e passou meses sem entrar em campo devido a pandemia de Covid-19, o Floresta conseguiu o maior feito de sua história ao ser vice-campeão do Campeonato Brasileiro Série D, perdendo a final para o Mirassol de São Paulo.

Assim, o Lobo da Vila ganhou uma vaga na Série C da temporada seguinte, divisão onde se encontra atualmente. Na temporada 2023, o Floresta correu sério risco de rebaixamento, porém conseguiu escapar do descenso na última rodada ao triunfar sobre o América de Natal.

Além das boas campanhas no futebol profissional, o Verdão também vem se destacando pelos bons resultados obtidos nas categorias de base. O clube obteve campanhas expressivas na Copa São Paulo de Futebol Júnior (chegou às quartas de Final na edição 2023 da Copinha, eliminando Athletico Paranaense e Avaí no processo, sendo eliminado pelo bicampeão Palmeiras), na Copa Seromo (Vice-Campeão do torneio sub-15 em 2023) e vencendo importantes títulos estaduais nas categorias sub-17 (Campeonato Cearense 2017) e sub-20 (Campeonato Cearense 2016).

Artikelbild:Floresta Esporte Clube completa 69 anos de existência com muito a comemorar

Elenco do Sub-20 do Floresta comemora classificação para às quartas de final da Copinha em janeiro de 2023 (Foto: Divulgação / Floresta EC)

Uma das principais revelações do Floresta nos últimos anos, o atacante Iarley Gilberto foi vendido para o Fortaleza no começo do ano e atualmente é um dos destaques da equipe sub-20 do Leão.

Em 2024, o Lobo da Vila Manoel Sátiro disputará a primeira divisão do Campeonato Cearense e a Série C do Brasileiro.

Impressum des Publishers ansehen