Flamengo x Internacional: como Roger segurou empate em pleno Maracanã? | OneFootball

Flamengo x Internacional: como Roger segurou empate em pleno Maracanã? | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·1. April 2025

Flamengo x Internacional: como Roger segurou empate em pleno Maracanã?

Artikelbild:Flamengo x Internacional: como Roger segurou empate em pleno Maracanã?

Neste último sábado (29), Flamengo e Internacional se enfrentaram pela primeira rodada do Brasileirão 2025 em um jogo que cumpriu o esperado, sendo bastante equilibrado tanto defensivamente quanto ofensivamente. Mas como Roger Machado e seus jogadores conseguiram segurar o melhor elenco da América Latina em casa ainda é motivo de debate.

O MundoBola Flamengo analisou o jogo e vai aqui destrinchar possíveis motivos para o feito do Colorado. Indo desde a ausência de peças importantes, como Gerson e Arrascaeta, até a defesa sólida que o técnico gaúcho montou em campo.


OneFootball Videos


Fizeram falta?

Além das ausências de Pedro e Viña, a falta de jogadores de meio de campo como Gerson e Arrascaeta foi fundamental para o desempenho abaixo do esperado do Rubro-Negro, além de expor o maior calcanhar de Aquiles do elenco hoje: a falta de atletas criadores na equipe.

Com a saída de Carlos Alcaraz para fazer caixa, o plantel flamenguista conta com apenas dois jogadores que jogam entre as linhas de defesa e meio do adversário, criando jogadas. E quando esses dois faltam a criação em campo fica muito limitada.

Mesmo que Nico de la Cruz fosse pensado para essa posição quando veio ao Flamengo, com o tempo mostrou que produz mais como volante dando espaço para o camisa 8 avançar mais e criar, o que estava dando muito certo até perceber-se que quando ele ou Arrascaeta não estiverem em campo a equipe tem sua capacidade de pensar jogadas reduzidas drasticamente.

Primeiro Tempo

Surpreendendo até Filipe Luís, o técnico Roger Machado adotou logo no início de jogo uma defesa forte e organizada, puxando o primeiro volante Fernando para traz e o transformando em terceiro zagueiro, fechando assim uma linha de cinco. Na frente dessa linha, os pontas Vitinho e Wesley voltaram e se transformaram em volantes, fechando uma linha de três com Bruno Henrique (do Internacional).

Com Fernando no meio dos atacantes do Flamengo - Bruno Henrique e Juninho - destruindo suas jogadas, o Colorado apostou no contra-ataque, marcando totalmente no campo de defesa e com intenção de jogar no erro do Mais Querido, e foi assim que saiu o primeiro gol da partida:

Após um erro no perde e pressiona do time de Filipe Luís, Léo Ortiz avançou demais na tentativa de marcar o ataque gaúcho e deu espaço para acharem o lateral esquerdo Bernabei, que em um bom cruzamento bota a bola no pé do volante Bruno Henrique que de primeira marcou o gol.

A consequência de uma defesa sólida e compacta é a dificuldade em construir jogadas lá na frente, o que deixou o jogo do Internacional morno na maior parte do primeiro tempo.

Já na parte flamenguista, colocar o camisa 27 e Luiz Araújo para fazerem os papéis de Gerson e Arrascaeta no meio-campo não funcionou, e a estratégia adotada por Filipe foi a bola longa da defesa até o ataque, que surtiu pouco efeito. O resultado foi um Flamengo com poucas chances de gol, e quando chegou perto foi em jogadas aéreas com os centroavantes.

Segundo Tempo

Na segunda parte, Filipe Luís foi melhor no confronto de treinadores, alternando Michael com BH no meio e centralizando o camisa 27, melhorando a construção dos lances e melhorando a pressão do Rubro-Negro no campo de ataque. Foi em um desses lances que o escanteio que resultou no gol de Léo Pereira aconteceu, logo no começo do segundo tempo.

O time melhorou ainda mais depois da entrada de Cebolinha e Gonzalo Plata - poupado para o jogo da Libertadores - nos lugares de Michael e Luiz Araújo, forçando Roger Machado a desfazer sua defesa de cinco homens para colocar Thiago Maia e empurrar Fernando de volta ao meio, com objetivo de ocupar o setor do campo.

O garoto Wallace Yan também entrou muito bem na metade da segunda parte e deixou o Mais Querido muito perto de uma virada que não veio. O jogo acabou em 1 a 1 e, mesmo com uma produção esmagadora de oportunidades, o Flamengo não conseguiu definir, expondo outra fraqueza antiga da equipe: a dificuldade de transformar em gol o número de chances criadas.

Próximo Jogo

O Mais Querido volta a campo na próxima quinta-feira (3), no Equador, para enfrentar o Deportivo Táchira na estreia das equipes na Copa Libertadores. A partida começa às 21h30 e será transmitida no streaming Disney+.

@mundobolaflamengo EXCLUSIVO | Piu-Piu Gigante: Leandro Machado e a ponte rubro-negra-colorada Hoje, na estreia do Flamengo no Brasileirão contra o Internacional, o @mundobolaflamengo traz uma reportagem especial sobre um personagem que conhece bem os dois lados dessa história: Leandro Machado, o Piu-Piu. Revelado pelo Inter nos anos 90, Leandro ganhou projeção nacional ao exibir seu talento com gols e arrancadas fulminantes. Mas foi no Flamengo que ele conquistou uma legião de torcedores. Piu-Piu voou. Seu estilo leve, ousado e técnico, simbolizava uma época de transição do Mengão, marcada por altos e baixos, mas também por nomes carismáticos e memoráveis. O jogo de hoje é mais do que um confronto de gigantes. É também um reencontro com a história — a de um jogador que marcou os dois clubes e carrega no apelido a leveza, mas no legado, o peso de ter vestido uma camisa pesada e o Manto Sagrado. Piu-Piu é gigante. Lá ele. Mas é verdade. #Flamengo #Mengão #CRF #LeandroMachado #PiuPiu #FlamengoXInternacional #Brasileirão2025 #RubroNegro #MundoBolaFlamengo #GigantePorNatureza #VamosFlamengo #HistóriaDoFla #FlaMemória #MengãoÉHistória #CraquesDoFla #TBTFla #FlaInter @Flamengo @SC Internacional ♬ som original - MundoBola Flamengo

Impressum des Publishers ansehen