MundoBola Flamengo
·26. März 2025
Flamengo x Internacional: Adriano Imperador liderou maior vitória rubro-negra no Maracanã

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·26. März 2025
O Flamengo e o Internacional se enfrentam neste sábado (29), às 21h, no Maracanã. Para os torcedores rubro-negros, há um jogo que ficará para sempre gravado na memória: a goleada por 4 a 0 no Maracanã, em 2009, com show de Imperador e Emerson Sheik.
Nesta matéria, o MundoBola Flamengo vai relembrar esse confronto inesquecível e contextualizar sua importância para a trajetória do Mais Querido rumo ao título brasileiro daquele ano.
O Flamengo vinha de uma fase ruim e acabava de ser goleado na competição. Após a partida, o Rubro-Negro ocupou a sexta colocação, sob o comando de Cuca.
A matéria do jornal "UOL" da época, dizia: "A equipe rubro-negra bateu o Internacional por 4 a 0. Adriano, três vezes, e Emerson (Sheik). A vitória amezina a situação do técnico Cuca, ameaçado no cargo, e o clima após a goleada por 5 a 0 sofrida para o Coritiba na rodada passada".
O Maracanã, palco de grandes vitórias rubro-negras, sempre foi cenário de jogos emocionantes, onde o Flamengo exerceu seu mando de campo com força. De acordo com o site "flaestatistica", o Rubro-Negro recebeu o Internacional 40 vezes, venceu 24, empatou oito e teve apenas oito derrotas também.
Em um jogo que, ao longo das décadas, se consolidou como um clássico nacional, as partidas entre Flamengo e Internacional valem não só três pontos, mas também a afirmação do protagonismo no futebol brasileiro.
Durante os anos 2000, com o Internacional conquistando títulos importantes, como a Copa Libertadores e o Mundial, o Flamengo passou a ver no time gaúcho um concorrente ao protagonismo, tornando cada confronto mais significativo.
O adversário não trazia boas lembranças ao Flamengo. O gol de falta de Andrezinho e a eliminação na Copa do Brasil, no Beira-Rio, ainda estavam bem vivos na mente da Nação Rubro-Negra.
No comando de Cuca, o time rubro-negro vinha oscilando, e a vitória por 4 a 0 sobre o Internacional, no Maracanã, parecia que mudaria os rumos do ano. Naquele momento, o Mais Querido era o sexto colocado do Brasileirão.
Porém, seis rodadas depois e uma sequência de uma vitória, quatro empates e uma derrota - assim como muita polêmica fora de campo - fez Cuca ser demitido.
Naquele momento, o Rubro-Negro era o oitavo na tabela. Andrade assumiu interinamente e o resto é história naquela memorável campanha do hexa.
Em uma noite inspirada, o domínio rubro-negro já era visível desde o primeiro tempo. O Imperador estava iluminado e não deu chances para o time gaúcho. A partida contra o Colorado se transformou em um verdadeiro show de Adriano.
Após Sheik ampliar, o camisa 90 ainda fez outra pintura, desta vez de falta, fazendo com que o Rubro-Negro fosse para o vestiário em vantagem de três gols, que seria aumentada para quatro com mais um do Adriano, de pênalti.
O Maracanã vibrava a cada lance, com os torcedores comemorando de forma uníssona, conscientes de que aquele era um jogo decisivo para o futuro do campeonato.
Adriano é um dos maiores ídolos da história recente do Flamengo, e a temporada de 2009 consolidou ainda mais sua condição de herói da torcida rubro-negra.
2009 foi marcado pela sua participação direta no título do Rubro-Negro, que quebrou um jejum de 17 anos sem conquistar o torneio nacional.
O Imperador marcou gols decisivos e comandou a artilharia do campeonato, com 19 gols, empatado com Diego Tardelli do Atlético-MG.
Números de Adriano em 2009:
Desde aquela histórica temporada de 2009, muita coisa mudou tanto para o Flamengo, quanto para o Internacional.
O Flamengo - após política forte de reestruturação financeira - começou a fazer investimentos mais robustos, se tornando uma das principais potências do futebol brasileiro.
Desde então, o Mengão chegou duas vezes à glória eterna e conquistou outros títulos importantes como: Brasileirão (2009, 2019 e 2020), Supercopa (2020, 2021 e 2025), Recopa (2020), Copa do Brasil (2013, 2022 e 2024) e Estadual (2011, 2014, 2017, 2019, 2020, 2021, 2024 e 2025).
Por outro lado, o Internacional passou por altos e baixos, incluindo o rebaixamento à Série B em 2016. O time precisou passar por uma reestruturação profunda para retornar ao seu lugar de destaque no futebol brasileiro.
O Colorado tem demonstrado evolução e chegou até a assumir a liderança do Campeonato Brasileiro em 2020, mas o Rubro-Negro foi seu vilão mais uma vez e se sagrou campeão, em um título decidido na última rodada.
Campeonato Brasileiro 2024 - Flamengo 3 x 2 Internacional
Campeonato Brasileiro 2021 - Flamengo 0 x 4 Internacional
Campeonato Brasileiro 2020 - 37° rodada - Flamengo 2 x 1 Internacional
Libertadores 2019 - Quartas de finais - Internacional 1 x 1 Flamengo
Campeonato Brasileiro 2019 - Flamengo 1 x 2 Internacional