MundoBola Flamengo
·6. Januar 2025
In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·6. Januar 2025
Visando expandir a captação de talentos para base, o Flamengo, assim como fez em 2024, colocou scouts para observar jogos da Copinha desse ano. O clube dividiu 17 profissionais em duas equipes, sendo uma de 10, acompanhando partidas in-loco, e outros 7 acompanhando via transmissões. A informação é da página 'Flabase'.
O objetivo final do Flamengo é que seus scouts observem jogos de todos os 128 times que estão disputando a competição, elaborando um relatório que prevê mais de dois mil atletas.
Os nomes que mais se destacarem ao fim desse trabalho de scout, serão avaliados pela diretoria, coordenação técnica e comissão técnica da base.
Esse tipo de trabalho com scouts tem dado frutos recentemente, tendo em vista que nomes como Haruna Hassan, Caio Garcia, Rodrigo Muniz e Matheuzinho, foram contratados pelo Flamengo após serem destaque de suas equipes na Copinha.
O nigeriano Haruna Hassan chegou ao Rubro-Negro após se destacar pelo XV de Piracicaba na Copinha passada. O atacante marcou dois gols em quatro jogos e protagonizou um momento marcante na competição, ao brigar com o próprio companheiro para bater um pênalti. Após apenas seis meses no Flamengo, foi vendido por 14 milhões de reais para o Al-Bataeh, dos Emirados Árabes Unidos.
Já Caio Garcia chegou após uma grande Copinha com a Ferroviária em 2023. Primeiramente por empréstimo e depois com um vínculo definitivo, o volante se destacou rapidamente com o Manto e é titular do sub-20.
Muniz disputou a Copinha de 2018 com o Desportivo Brasil, sendo contratado pelo Flamengo no mesmo ano e em 2019, jogando novamente a competição, já com o Manto. O atacante deixou o Flamengo em 2021 rumo ao Fulham por 8 milhões de euros, clube que defende até hoje.
Ainda na Copinha de 2018, outro destaque da edição contratado pelo Fla foi Matheuzinho. Com a camisa do Londrina, o lateral com apenas 18 anos chegou até a integrar o profissional da equipe paranaense, chegando ao Rubro-Negro em 2019. Hoje, é jogador do Corinthians.