
Central do Timão
·11. Juli 2025
Filha de Servílio, ídolo do Corinthians, cobra indenização por utilização de imagem do ex-jogador

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·11. Juli 2025
A filha de Servílio, ídolo histórico do Corinthians, acionou a Justiça para cobrar uma indenização do clube pelo uso não autorizado da imagem do ex-jogador. Ela pede R$ 30 mil por homenagens realizadas na década passada, incluindo a publicação de um livro comemorativo do centenário do Timão e a exibição no Memorial do Parque São Jorge.
A ação movida por Andreia, filha de Servílio, alega que imagens do ex-jogador foram utilizadas sem autorização no livro Nação Corinthiana, publicado pelo clube. Segundo o processo, além da ausência de consentimento do próprio ídolo e de seus herdeiros, também não houve qualquer compensação financeira, apesar de a obra ainda estar sendo comercializada.
Foto: Arquivo Corinthians
Como defesa, o Corinthians argumenta que o livro foi lançado em 2011 e que o Memorial foi inaugurado em 2006, ou seja, quase duas décadas antes do ajuizamento da ação. O clube também menciona que uma solicitação semelhante já havia sido feita por outra filha de Servílio em 2013. Ainda segundo a defesa, caberá aos herdeiros comprovar que as homenagens violaram a honra da família e que a imagem do ex-jogador foi usada de forma individual e com finalidade mercadológica.
Dessa forma, em primeira instância, o tribunal responsável pelo caso negou os pedidos de Andreia, acolhendo os argumentos da defesa do Corinthians, que destacou o caráter histórico e cultural das homenagens. Ela recorreu da decisão junto à Justiça de São Paulo, alegando que há, sim, uma dimensão comercial envolvida, já que o clube comercializa os livros e cobra ingresso para visitação ao Memorial.
Servílio é um dos maiores goleadores da história do Corinthians, com 200 gols marcados em 364 partidas com a camisa do Timão. Ele defendeu o clube entre as décadas de 1930 e 1940.
Veja mais: