MundoBola Flamengo
·2. Juli 2025
FIFPro pede mudanças na Copa do Mundo por questões de saúde

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·2. Juli 2025
Preocupada com níveis extremos de calor esperados para a Copa do Mundo do ano que vem, que será disputada em Estados Unidos, México e Canadá, a FIFPro — associação global de jogadores profissionais — pediu mudanças no regulamento do torneio de seleções.
A Copa do Mundo de Clubes, que está sendo disputada em território americano, serviu como uma espécie de alerta para os jogadores — e o sindicato num geral. Entre os problemas, a principal preocupação é pelas temperaturas.
O tema já foi muito comentado desde o início do torneio, em junho, e muitos europeus sofreram com o nível de calor em vários lugares dos Estados Unidos. Tanto que foi necessário adicionar a pausa para hidratação durante os jogos.
A primeira medida envolve justamente essa pausa, chamada de "cooling break". Agora, a associação de jogadores pede que ela seja feita a cada 15 minutos nas partidas da Copa do Mundo de 2026. As informações sobre os pedidos vêm da emissora "TyC Sports".
Além disso, duas mudanças se referem ao cronograma da competição: intervalos de 20 minutos, ao invés dos 15 tradicionais, e partidas marcadas para horários com menor exposição ao calor.
Por fim, ainda em relação ao calor, a FIFPro pede que avaliações "rigorosas" sejam feitas por médicos antes das competições, como forma de garantir a saúde dos jogadores.
A última mudança não tem a ver com o calor em si, mas com algo que foi recorrente na Copa do Mundo de Clubes: as paralisações por alertas climáticos. Por lei, o esporte não pode ser praticado em situações que possam apresentar perigo, o que se repetiu várias vezes no torneio.
Dessa forma, a FIFPro pede também um plano de contingência para esses alertas climáticos, de forma a evitar grandes adiamentos ou paralisações desnecessárias nos jogos.