FC Porto terá pago milhares de euros em viagens de luxo a Fernando Madureira | OneFootball

FC Porto terá pago milhares de euros em viagens de luxo a Fernando Madureira | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·10. November 2024

FC Porto terá pago milhares de euros em viagens de luxo a Fernando Madureira

Artikelbild:FC Porto terá pago milhares de euros em viagens de luxo a Fernando Madureira

Desde 2017, o FC Porto tem financiado viagens de luxo ao clã Madureira, que inclui Fernando (‘Macaco’) e a sua esposa, Sandra, líderes da claque Super Dragões. A atual SAD azul-e-branca reuniu a documentação que integra o processo ‘Pretoriano’, assegurando que apenas agora recebeu os comprovativos da fraude. O tribunal esclareceu que os documentos não podem ser relacionados a este processo, visto que o inquérito já está concluído, mas podem dar origem a uma nova investigação, na qual o clube é a parte lesada. Os montantes finais ainda não foram quantificados, mas, de acordo com as estimativas, os gastos podem rondar o meio milhão de euros. O FC Porto está a aguardar os documentos das agências que processaram os pagamentos das viagens de luxo.

A primeira viagem teve lugar em Ibiza, uma das ilhas de festas das Baleares, em junho de 2017. A agência de viagens agora confirma que o FC Porto arcou com os custos. Fernando, Sandra, a sua família e até amigos foram os viajantes, com todas as despesas a serem suportadas pelo clube. Em setembro do mesmo ano, a família fez uma nova viagem ao mesmo destino, com os custos de alojamento em hotéis de luxo a serem novamente suportados pelo clube.


OneFootball Videos


A terceira viagem, que teve uma grande cobertura nas redes sociais, foi à Disneyland em Paris. O grupo, que contava com pelo menos oito pessoas, teve os custos de voos e alojamento a ultrapassarem os 15 mil euros, novamente pagos pelo FC Porto.

Mas a lista de viagens não se esgota aqui: em julho de 2018, o casal fez uma visita à Sardenha, em Itália. Um mês depois, levaram família e amigos ao México, com os custos a serem suportados pelo clube, uma vez mais.

Desde 2022 até ao início de 2024, ano em que Fernando foi detido, o FC Porto financiou mais 11 viagens. No verão de 2022, a família foi a Monte Gordo, e em novembro, o casal viajou até ao Brasil. O Ano Novo, também financiado pelo FC Porto, incluiu os quatro filhos no Rio de Janeiro. Em 2023, ‘Macaco’ e a sua família fizeram com que o clube suportasse as despesas de férias em Ibiza e Formentera, em dois períodos diferentes, e ainda mais um réveillon no Rio de Janeiro. A última fatura já foi enviada ao FC Porto após a detenção de ‘Macaco’, mas o clube decidiu processar o pagamento na mesma.

VILLAS-BOAS EXIGE O REEMBOLSO

A atual SAD azul-e-branca, sob a liderança de André Villas-Boas, não tem dúvidas de que Fernando Madureira e a sua esposa, Sandra, agiram dessa forma na assembleia geral com o intuito de preservar os seus privilégios. O clube decidiu constituir-se assistente e pretende ser compensado pelos montantes que foram pagos de forma indevida, alegando que se tratava de viagens de caráter pessoal.

VALOR PODE AUMENTAR

O FC Porto admite que os valores já apurados podem aumentar ao final da auditoria que está em curso, assegurando que apenas agora recebeu algumas das faturas.

SEM ACORDO

A direção, liderada por André Villas-Boas, que venceu as eleições a Pinto da Costa, descobriu que os pagamentos não eram realizados no âmbito de qualquer protocolo com a claque. Tratava-se, na verdade, de favores de amigos da antiga direção azul-e-branca.

Impressum des Publishers ansehen