DOMINIODEBOLA
·4. Juli 2025
FC Porto multado pela UEFA e sob vigilância até 2026

In partnership with
Yahoo sportsDOMINIODEBOLA
·4. Juli 2025
FC Porto multado pela UEFA, mas vendas recentes evitam sanção mais pesada
A UEFA revelou que o FC Porto violou a regra dos rendimentos do futebol no período financeiro entre 2023 e 2024, em incumprimento dos pressupostos de estabilidade financeira definidos pelo organismo europeu.
De acordo com o comunicado publicado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), os dragões reconheceram que apresentaram um desvio negativo de 50 milhões de euros face ao limite permitido nos dois exercícios completos até junho de 2024. Tal infração levou o Comité de Controlo Financeiro da UEFA (CFCB) a instaurar um processo ao clube.
Como consequência, o FC Porto foi punido com uma multa de 5 milhões de euros, dos quais 750 mil são efetivos e pagos de imediato, enquanto os restantes 4,25 milhões são condicionais e apenas serão aplicados se o clube não cumprir os critérios no período de monitorização referente à época 2025/26.
Apesar da infração, os dragões conseguiram evitar sanções mais duras. Para essa decisão foi determinante a apresentação de resultados operacionais muito positivos no primeiro semestre da época 2024/25, bem como as vendas significativas de Galeno ao Al-Ahli e de Nico González ao Manchester City, ambas realizadas em janeiro de 2025. Estes fatores foram interpretados pela UEFA como sinais claros de que o clube está em processo de reequilíbrio financeiro.
Mesmo assim, o FC Porto permanece sob vigilância e poderá ser alvo de restrições no registo de jogadores para as competições europeias, caso não continue a cumprir os requisitos exigidos.