Portal dos Dragões
·13. Februar 2025
FC Porto-AS Roma: histórico favorável ao FC Porto
![Artikelbild:FC Porto-AS Roma: histórico favorável ao FC Porto](https://image-service.onefootball.com/transform?w=280&h=210&dpr=2&image=https%3A%2F%2Fwww.fcporto.ws%2Fwp-content%2Fuploads%2F2025%2F02%2Fnaom_67acb7a4a30d9.jpg)
In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·13. Februar 2025
O FC Porto está prestes a retomar a sua participação na Liga Europa, recebendo a AS Roma, esta quinta-feira, no Estádio do Dragão, num encontro a contar para o playoff de acesso aos ‘oitavos’ da segunda maior competição de clubes da Europa.
Os dados são claros. Em todas as três ocasiões em que as duas equipas se enfrentaram, o Porto saiu sempre vitorioso, desde a segunda ronda da Taça das Taças (1981/82) até ao playoff de qualificação da Liga dos Campeões (2016/17) e aos ‘oitavos’ da Liga dos Campeões (2018/19). Assim, Martín Anselmi deverá apenas seguir o legado.
Desde a sua chegada a Portugal, o treinador argentino viu o FC Porto vencer na sua estreia, frente ao Maccabi Tel Aviv, na Liga Europa, seguido de dois empates na I Liga, com o Rio Ave (2-2) e o FC Porto (1-1). Em contrapartida, a AS Roma, sob a direção de Claudio Ranieri, tem apresentado um desempenho um tanto irregular.
O encontro está agendado para as 20 horas (horário de Portugal Continental) desta quinta-feira, com a arbitragem a cargo do alemão Tobias Stieler, e poderá seguir as atualizações do jogo em direto no Desporto ao Minuto.
Preparação para o novo desafio europeu: “Tivemos mais 24 horas para nos prepararmos para o jogo, o que me permitiu dar um dia de folga aos jogadores, que já não tinham um há algum tempo. Precisamos de assegurar que há evolução em cada jogo em relação ao que pretendemos para o nosso modelo de jogo, e creio que houve uma evolução do jogo com o Rio Ave para o com o Sporting, e espero que se mantenha para a AS Roma”.
Satisfação com a equipa: “Estou contente com o profissionalismo, a determinação e a intensidade dos jogadores. Desde a nossa chegada, temos comentado isso. O progresso do grupo é realmente importante, pois é necessário destacar a coragem que demonstram, uma vez que temos uma ideia que requer um grande esforço, tanto físico como mental; gostamos de pressionar alto e de recuperar a bola rapidamente”.
Celebração efusiva no Clássico: “Os golos são para ser comemorados. O meu festejo foi uma reação ao momento, já que estava em casa, com os nossos adeptos, e o golo foi a recompensa pelo esforço da equipa. O meu festejo pode ser interpretado de várias maneiras, mas jogo da forma que sou e não me escondo”.
Claudio Ranieri
Análise ao adversário: “O FC Porto é uma excelente equipa, com jogadores muito jovens e de grande qualidade, que jogam de forma muito eficaz e que nos exigem atenção e concentração, tanto nos contra-ataques como no jogo organizado. Espero uma grande partida”.
Estratégia no Dragão: “O mais importante é estarmos muito concentrados. Espero um FC Porto a querer dominar, apoiado pelo seu público. Assim como fizeram com o Sporting (1-1), pressionando muito na parte final e conseguindo empatar já nos descontos. Quanto a nós, devemos jogar como sabemos, com intensidade e naturalidade”.
Elogios a Martín Anselmi: “Só tenho a dizer maravilhas dele. Chegar aos 39 anos a um clube tão prestigiado como o FC Porto é digno de reconhecimento. Vejo um futuro brilhante para ele”.
Live
Live