Farioli: “Cabe-nos concretizar o sonho de Jorge Costa” | OneFootball

Farioli: “Cabe-nos concretizar o sonho de Jorge Costa” | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·10. August 2025

Farioli: “Cabe-nos concretizar o sonho de Jorge Costa”

Artikelbild:Farioli: “Cabe-nos concretizar o sonho de Jorge Costa”

Francesco Farioli antecipou, este domingo, o encontro que encerrará a jornada inaugural do campeonato nacional frente ao Vitória SC, em declarações prestadas às plataformas oficiais do FC Porto e não em conferência de imprensa, em consequência do falecimento do diretor de futebol do clube, Jorge Costa, na passada terça-feira, aos 53 anos.

O apito inicial está marcado para as 20h45 (hora de Portugal Continental) da próxima segunda-feira, num cenário singular. O próprio treinador italiano admitiu, aliás, que os últimos dias “foram muito difíceis” para o plantel azul e branco, devido à perda de uma das figuras mais emblemáticas da história do emblema.


OneFootball Videos


“É difícil lidar com este tipo de emoções. É claro que, agora, a única coisa que está nas nossas mãos e que podemos fazer é tentar honrar a memória e o legado dele com a nossa maneira de ser. Nós, especialmente, quando estamos aqui, recordamo-nos que ele estava sempre ali sentado. De alguma maneira, sinto que ele estará lá”, começou por afirmar.

“Não podemos dizer que vamos estar preparados daqui a um dia ou uma semana. É algo que irá permanecer lá, e tem de permanecer lá. O que temos de fazer é manter o legado dele, a paixão e o amor que tem por este clube, e tentar transferir para o relvado o ADN dele”, prosseguiu.

“Quando ele voltou ao FC Porto, como dirigente, um dos sonhos dele era este, o de ver, novamente, a mística do clube, com uma certa maneira de jogar e de postura. Agora, cabe-nos concretizá-lo”, completou o ex-timoneiro do Ajax.

Apesar de ser relativamente novo nos pormenores do futebol português — tendo chegado ao Dragão este verão para substituir o argentino Martín Anselmi, que não resistiu a uma temporada aquém das expectativas ao nível dos resultados —, Francesco Farioli assegurou que está preparado para as dificuldades que o Vitória SC colocará ao FC Porto.

“É um clube que historicamente, especialmente, neste último período, foi sempre um adversário muito complicado. É um clube que esteve muito bem, nas últimas temporadas, a competir sempre pelos cinco primeiros lugares do campeonato. É uma equipa que mudou de treinador, tal como nós”, referiu.

“Fizeram uma pré-temporada muito boa, com muitos jogos, e temos de estar preparados para este embate, porque, é claro, virão cá para jogar todas as cartas. Cabe-nos abordar o jogo com uma certa mentalidade e abordagem, com o desejo de ditar o ritmo desde o primeiro minuto, para jogar com tudo aquilo que temos”, acrescentou.

O duelo decorrerá no Estádio do Dragão e será dirigido por António Nobre, da Associação de Futebol de Leiria, com os auxiliares Pedro Ribeiro e Nélson Pereira, e Miguel Nogueira como quarto árbitro. Na Cidade do Futebol, Manuel Mota estará responsável pelo VAR, com o apoio de Paulo Brás.

Impressum des Publishers ansehen