Ex-Atlético de Madrid cita Wesley como exemplo de equilíbrio emocional | OneFootball

Ex-Atlético de Madrid cita Wesley como exemplo de equilíbrio emocional | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·4. Februar 2025

Ex-Atlético de Madrid cita Wesley como exemplo de equilíbrio emocional

Artikelbild:Ex-Atlético de Madrid cita Wesley como exemplo de equilíbrio emocional

Em meio à grande fase do lateral-direito Wesley no Flamengo, com titularidade absoluta, elogios do técnico Filipe Luís e olhares tanto da seleção brasileira quanto da Europa, a parte mental do jogador foi destacada pelo psicólogo Guilherme Siqueira. Ex-Atlético de Madrid, o profissional faz parte da equipe que cuida da carreira do defensor rubro-negro.

Em um vídeo postado nas redes sociais, Guilherme destacou a importância de cuidar da saúde mental, principalmente para atletas de alto rendimento. Para isso, usou Wesley como exemplo e chegou a citar as críticas que o jogador encarou em determinados momentos de 2024.


OneFootball Videos


"Hoje eu quero trazer um assunto super importante para vocês, que é a parte psicológica, o equilíbrio mental dentro do futebol. Todos sabemos que, para nos tornarmos jogadores profissionais, atingirmos certos níveis de carreira, é preciso sim a técnica, o físico, o foco, a determinação, as abdicações. Isso tudo, sem dúvida alguma, faz parte da vida de um atleta que quer fazer carreira dentro do futebol. Porém, tem a parte psicológica, a parte mental, que é super importante", começou.

O psicólogo explicou, porém, que esses altos e baixos fazem parte das vidas profissionais dos atletas. Para que seja possível encará-los da melhor forma, porém, o acompanhamento psicológico — algo procurado por Wesley — pode fazer toda a diferença. Na publicação, inclusive, o lateral deixou um comentário com um "falou tudo", além de um coração.

"Muitos sabemos que um atleta de futebol diariamente lida com reprovações, críticas, e isso faz parte, sim, do dia-a-dia. Quero trazer um exemplo para vocês, super importante, que é um atleta que eu faço parte do staff, nós trabalhamos juntos: Wesley França, do Flamengo. É um atleta que vive um momento extraordinário, super importante, porém, que recentemente passou sim por momentos difíceis na equipe, dentro do clube", destacou.

Volta por cima

Apesar das críticas, Wesley buscou ajuda, trabalhou e deu a volta por cima, segundo Guilherme. Hoje, o jogador do Flamengo é considerado um dos melhores laterais em atividade no Brasil e já gera a expectativa por uma presença na convocação da seleção brasileira, em março, para os jogos contra Colômbia e Argentina, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.

"Reprovações, duras críticas, e aí vem o equilíbrio emocional, aí vem o preparo psicológico para aquele momento. O Wesley, diante das críticas, se preparou, buscou ajuda psicológica. Obviamente, trabalhou mais. Ele sabia o que tinha que ser feito, porém, não é fácil a gente lidar com as críticas", admitiu.

Para finalizar, Guilherme explicou que o mais importante é ter equilíbrio: saber lidar com críticas e elogios de forma racional, sempre com o objetivo de não afetar a saúde mental. O psicólogo deixou, ainda, um conselho para pais que estejam introduzindo novos atletas no mundo do esporte.

"Equilíbrio é tudo na vida de um atleta. Os altos e baixos fazem parte do dia-a-dia de um jogador profissional, as críticas, os elogios. Porém, o atleta que tem um equilíbrio emocional, que consegue lidar com isso de uma forma exemplar, buscando ajuda psicológica, tem sim uma vantagem. Portanto, jovens, pais que me perguntam sobre vários questionamentos dentro do futebol, o que precisa e o que não precisa, eu deixo esse recado. Cuidem da parte mental dos seus filhos, jovens. Cuidem da cabeça de vocês, procurem o equilíbrio, porque a vida de um atleta profissional não é fácil", completou.

Sem Wesley, que vai descansar após a Supercopa do Brasil, o Flamengo volta a campo nesta quarta-feira (5), contra a Portuguesa-RJ, pela oitava rodada do Campeonato Carioca. O duelo será disputado no Parque do Sabiá, em Uberlândia, a partir das 19h (horário de Brasília).

Impressum des Publishers ansehen