Leonino
·10. Mai 2025
Escândalo no Benfica - Sporting! Pote derrubado por Otamendi, mas João Pinheiro não vê nada

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·10. Mai 2025
O jogo entre Benfica e Sporting, da 33.ª jornada da Liga Portugal Betclic, fica marcado por um lance muito polémico de arbitragem. À passagem dos 17 minutos do encontro, Pedro Gonçalves foi derrubado por Nicolás Otamendi na grande área encarnada.
O central argentino, que já tinha visto um cartão amarelo, abalroou o internacional português que seguia isolado para a baliza de Antoliy Trubin. João Pinheiro, juiz com um péssimo histórico frente aos leões, não assinalou qualquer falta numa altura em que os leões venciam por 1-0.
No total, o juiz já arbitrou 30 jogos da equipa principal dos verdes e brancos - os leões ganharam menos de metade (Recorde AQUI). Analisando os registos, verifica-se que o Sporting somou 12 vitórias, 10 empates e oito derrotas, em partidas dirigidas por João Pinheiro. Nesses 30 encontros, o árbitro exibiu 79 cartões amarelos e nove vermelhos a jogadores dos leões. No que diz respeito a grandes penalidades, o juiz de Braga assinalou seis penáltis a favor dos verdes e brancos e sete contra.
A estreia de João Pinheiro em jogos do Clube de Alvalade aconteceu num Rio Ave - Sporting, em setembro de 2016, com uma derrota da equipa verde e branca por 3-1. Na presente temporada, o árbitro já dirigiu quatro partidas dos leões. Em agosto, esteve na derrota por 4-3, frente ao Porto, na Supertaça, e, em setembro, arbitrou a vitória em Arouca, por 3-0, na quinta jornada da Liga Portugal Betclic. Em janeiro, foi o responsável por ajuizar a final da Taça da Liga, frente ao Benfica – que o Sporting perdeu no desempate por penáltis – e, em fevereiro, esteve no Porto – Sporting (1-1), tendo expulsado Ousmane Diomande, numa decisão muito criticada.
Logo no início da partida, os leões colocaram-se em vantagem por intermédio de Francisco Trincão. Viktor Gyokeres recebeu no espaço, temporizou e serviu o 'camisola 17'' do emblema verde e branco, que atirou colocado para o primeiro no Estádio da Luz, não dando hipóteses ao guardião ucraniano.