Escalação do Flamengo na final da Libertadores de 1981 | OneFootball

Escalação do Flamengo na final da Libertadores de 1981 | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Coluna do Fla

Coluna do Fla

·27. August 2025

Escalação do Flamengo na final da Libertadores de 1981

Artikelbild:Escalação do Flamengo na final da Libertadores de 1981

Time do Flamengo de 1981 entrou para a história com os títulos de Libertadores e Mundial


Atualmente, o Flamengo segue em busca do tetracampeonato da Libertadores da América. Porém, é sempre marcante para todo rubro-negro lembrar do time histórico de 1981, liderado por Zico e companhia. Isso porque, foi aquela geração a responsável pelo primeiro título do Fla na competição.

Qual foi a escalação do Flamengo na final da Libertadores de 1981?

Raul, Leandro, Figueiredo, Mozer e Junior; Andrade, Adílio e Zico; Lico, Tita e Nunes

Em resumo, sem Lico à disposição, o técnico Carpegiani escolheu o lateral direito Nei Dias. Com isso, a escalação do Flamengo na final da Libertadores de 1981 foi eternizada pela torcida rubro-negra. Na partida decisiva, Zico mais uma vez decidiu para o Fla. Isso porque, o Galinho marcou os dois gols da vitória por 2 a 0 do Mais Querido diante do Cobreloa (CHI).


OneFootball Videos


À época, o camisa 10 da Gávea abriu o placar para o Flamengo ainda no primeiro tempo. Contudo, o segundo gol foi marcado na etapa complementar, após cobrança de falta. Por fim, vale lembrar que Zico foi o craque da competição e terminou como artilheiro, com 11 gols.

Como a final da Libertadores foi disputada?

Em suma, a decisão da Libertadores de 1981 foi realizada em três jogos. No Maracanã, o Flamengo venceu com tranquilidade, por 2 a 1, com dois de Zico. Em Santiago, no Chile, porém, os chilenos levaram a melhor por 1 a 0. Posteriormente, em campo neutro, no Uruguai, o camisa 10 da Gávea brilhou novamente com dois gols. Com isso, o Fla pintou a América de vermelho e preto ao bater o Cobreloa por 2 a 0 (4 a 2 no agregado).

E o Mundial de 81?

O campeão da Libertadores de 1981 entrou em campo no dia 23 de novembro com Raul, Leandro, Figueiredo, Mozer e Junior; Andrade, Adílio e Zico; Lico, Tita e Nunes. Desses 11 iniciais, dez estariam na escalação de 13 de dezembro de 81, quando o Flamengo venceu o Mundial contra o Liverpool (ING), por 3 a 0. A única mudança foi a entrada de Marinho na vaga de Figueiredo.

Impressum des Publishers ansehen