Zerozero
·12. Juli 2025
«Erro colossal» no Jamor: Benfica quer suspensão imediata de árbitros envolvidos

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·12. Juli 2025
O Benfica emitiu, na manhã deste sábado, um comunicado a propósito do acórdão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, relativo à final da Taça de Portugal, onde, garantem as águias, fica claro que «a verdade desportiva foi gravemente adulterada».
Esta nota surge horas depois de ser divulgada a decisão do Conselho de Disciplina relativamente a Matheus Reis e Geovany Quenda. O lateral brasileiro foi punido com cinco jogos de suspensão - quatro pelo pisão sobre Andrea Belotti na final da Taça de Portugal e mais um jogo por declarações proferidas num vídeo publicado pelo clube nas redes sociais, no qual disse: «Aqui nós pisa a cabeça». O vídeo acabou por ser removido.
Quenda soma mais um jogo de suspensão, além daquele que já tinha sido anunciado pela provocação a Nico Otamendi com uma fotografia de Esgaio. O jogador foi castigado por repetir, nos festejos da final da Taça, a exibição de uma camisola que voltou a ser interpretada como provocatória.
Recorde-se que a Supertaça, que marca o arranque oficial da temporada em Portugal, está marcada para 31 de julho, às 20h45, no Estádio do Algarve, e colocará frente a frente Benfica e Sporting.
«Em face do recente acórdão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, fica claro que a verdade desportiva foi gravemente adulterada na final da Taça de Portugal 2024/25.
O conteúdo da decisão confirma, de forma inequívoca, que os erros cometidos pelo VAR Tiago Martins e pelos AVAR Vasco Santos e Sérgio Jesus tiveram impacto direto no resultado da partida e colocaram em causa a integridade da competição.
Sem meias-palavras: esses erros privaram o Benfica de um título que era seu por mérito e desempenho estritamente desportivo.
Estes factos não podem ser relativizados, ignorados ou branqueados. O Sport Lisboa e Benfica exige a suspensão imediata dos quadros da arbitragem de todos os elementos envolvidos neste colossal erro de avaliação e julgamento.
Quem demonstra tamanha incompetência e falta de critério não pode continuar a intervir em jogos profissionais. A sua continuidade em funções seria um insulto ao futebol português e à sua credibilidade.
O Clube informa ainda que, com o apoio da sua equipa jurídica, está já a trabalhar noutras ações no âmbito da justiça desportiva, tanto em território nacional como internacional, para garantir que este caso não fica sem consequências exemplares.
O Sport Lisboa e Benfica tudo fará – dentro dos canais legais e institucionais – para defender os interesses do Clube, os princípios da competição e o respeito pelos seus adeptos.
A verdade desportiva não se contorna nem se arquiva. Defende-se, sem hesitações.
Em face do exposto, perante tudo o que sucedeu no final da época passada e o arranque de uma nova temporada, o Sport Lisboa e Benfica exige esclarecimentos urgentes e que se assumam responsabilidades.
Nesse sentido, o Clube dirige publicamente as seguintes questões às entidades que tutelam o futebol português:
O Sport Lisboa e Benfica continuará a exigir respostas, transparência e responsabilização. O silêncio e a inação não servem o futebol português. A verdade desportiva exige compromisso, coragem e consequências.»
Live
Live